Brasil

Maia pede convocação de parlamentares para discutir Amazonas e vacinação

O presidente da Câmara enviará ofício para que o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), convoque a Comissão Representativa do Congresso

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) (Adriano Machado/Reuters)

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) (Adriano Machado/Reuters)

AA

Alessandra Azevedo

Publicado em 15 de janeiro de 2021 às 16h22.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciou nesta sexta-feira, 15, que pedirá ao presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que convoque a Comissão Representativa do Congresso para debater a situação da saúde no Amazonas e a vacinação contra a covid-19. Formado por 16 deputados e sete senadores, o colegiado é temporário, responsável por reuniões em caráter emergencial durante o recesso parlamentar, entre 23 de dezembro de 2020 e 31 de janeiro de 2021.

O objetivo principal do pedido é que os parlamentares discutam um plano de emergência para lidar com a crise em Manaus, onde há falta de oxigênio nos hospitais, o que tem levado a mortes por asfixia.  "Não podemos nos omitir!", declarou Maia, no Twitter. Outro assunto que, na opinião dele, deve ser tratado pela comissão é a vacinação contra a covid-19.

"Vou encaminhar agora à tarde ao presidente do Congresso, @davialcolumbre, um pedido de convocação da Comissão Representativa para que possamos discutir a tragédia que está acontecendo em Manaus e também todo processo que envolve a vacinação no país", anunciou o presidente da Câmara. Segundo ele, "é mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente". 

A Comissão Representativa do Congresso é prevista na Constituição, para atuar nos períodos de recesso. Entre os objetivos do grupo está a convocação de ministros para prestação de informações, representação do Congresso em eventos e o exercício de atribuições de caráter urgente, que não possam esperar o fim do recesso sem prejuízo para o país.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCongressoDavi AlcolumbreRodrigo MaiaSenado

Mais de Brasil

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia

Nunes pede na Justiça multa de R$ 1 milhão por dia para 99 por serviço de moto em SP

Bolsonaro sobre 2026: 'Se eu continuar inelegível, não acredito mais em democracia'