Brasil

Maia inclui "crise institucional" em reunião com líderes

O objetivo é conversar sobre a crise institucional provocada após decisão do STF de afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros

Maia: o presidente da Câmara afirmou que considerou o que o uso de liminar para afastar Renan Calheiros talvez não tenha sido o melhor caminho para análise da ação da Rede Sustentabilidade (Adriano Machado/Reuters)

Maia: o presidente da Câmara afirmou que considerou o que o uso de liminar para afastar Renan Calheiros talvez não tenha sido o melhor caminho para análise da ação da Rede Sustentabilidade (Adriano Machado/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 17h35.

Brasília - Em reunião que já dura aproximadamente 1h30 com líderes partidários, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu na tarde desta terça-feira, 6, para que assessores deixassem a sala do encontro e que apenas os deputados permanecessem no local.

O objetivo é conversar sobre a crise institucional provocada após decisão do ministro Marco Aurélio Mello do Supremo Tribunal Federal (STF) de afastar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Mais cedo, Maia afirmou que considerou o que o uso de liminar para afastar Renan Calheiros talvez não tenha sido o melhor caminho para análise da ação da Rede Sustentabilidade.

O presidente da Câmara também citou mais cedo que o momento era adequado para o diálogo e restabelecer os laços entre os Poderes.

Segundo assessores das lideranças na Câmara, até o momento está mantida a decisão de que haverá sessão plenária nesta terça. A sessão será destinada a votar a Medida Provisória 745, que autoriza o Banco Central a comprar cédulas e moedas do real fabricadas fora do Brasil.

O plenário da Câmara também deve ter o segundo turno da votação para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata de recursos para o Superior Tribunal de Justiça e a análise da urgência para a tramitação de um projeto que libera turistas norte-americanos da necessidade de visto prévio para entrada no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosCrise políticaRodrigo Maia

Mais de Brasil

Eduardo Bolsonaro celebra decisão do governo Trump de proibir entrada de Moraes nos EUA

Operação da PF contra Bolsonaro traz preocupação sobre negociação entre Brasil e EUA, diz pesquisa

Tornozeleira eletrônica foi imposta por Moares por “atos de terceiros”, diz defesa de Bolsonaro

Após operação da PF contra Bolsonaro, Lula diz que será candidato a reeleição em 2026