Brasil

Maia assina 14 atos antes de deixar presidência

Atos aprovados determinam que deputados poderão escolher operadora de celular em vez de utilizar pacotes fixos


	Marco Maia: "Agora, o deputado vai poder fazer a opção por um pacote de serviço de telefonia celular que tenha um preço melhor", afirmou o deputado
 (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Marco Maia: "Agora, o deputado vai poder fazer a opção por um pacote de serviço de telefonia celular que tenha um preço melhor", afirmou o deputado (Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 21h05.

Brasília - Às vésperas de sair da presidência da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS) assinou nesta terça-feira 14 atos administrativos com medidas em áreas como saúde e telefonia. Os atos foram aprovados em reunião da Mesa Diretora da Câmara no dia 19 de dezembro. Uma das novidades é a simplificação do reembolso de despesas médicas dos deputados.

Também ficou definido que a Câmara não fará mais licitação para a contratação de operadora de celular. A partir de agora, os deputados poderão escolher a empresa de telefonia de sua preferência.

"Estamos simplificando o serviço de telefonia móvel à realidade da portabilidade", explicou o deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), primeiro-secretário da Mesa da Câmara. Segundo ele, a Câmara perde dinheiro com a contratação de pacotes fixos para todos os 513 deputados. "Agora, o deputado vai poder fazer a opção por um pacote de serviço de telefonia celular que tenha um preço melhor", disse.

As contas de celular dos deputados são descontadas da cota para exercício da atividade parlamentar - conhecida como "cotão" -, que varia conforme a unidade federativa do parlamentar (vai de R$ 23 mil, no Distrito Federal, até R$ 34,2 mil, em Roraima). Esses recursos também podem ser utilizados para gastos com passagens áreas, combustível, locação de imóveis e serviço postal. Um dos 14 atos dispõe também sobre o uso de assinatura eletrônica para a apresentação de projetos coletivos.

Acompanhe tudo sobre:PT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosCâmara dos Deputadosdistrito-federal

Mais de Brasil

Explosão provoca destruição em imóveis e deixa feridos na Zona Leste de SP

Chuva forte e novos temporais são esperados para fim de semana no Paraná

Lula cobra empenho de ministros na aprovação de projetos para segurança

Barroso lista três 'virtudes' que espera de seu substituto no STF