Lula e Bolsonaro. (Lula: Ricardo Stuckert / Bolsonaro: Renato Pizzutto/Band/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 30 de outubro de 2022 às 00h00.
Última atualização em 30 de outubro de 2022 às 12h01.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno das eleições 2022 neste domingo, 30. As urnas abrem às 8 horas e fecham às 17 horas (horário de Brasília), quando os votos começam a ser apurados.
A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que, uma vez que neste ano os horários de votação serão unificados em todo o Brasil pelo horário de Brasília, os primeiros resultados da apuração já comecem a sair logo após as 17h, quando a votação é encerrada.
O Brasil tem um total de 156 milhões de eleitores aptos a votar. No primeiro turno, mais de 123 milhões de brasileiros foram até o local de votação para manifestar sua opinião nas eleições de 2022.
ACOMPANHE AQUI A APURAÇÃO VOTO A VOTO
Nos números gerais, com 100% das urnas apuradas, Lula ficou com 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro, 43,20%, na votação do primeiro turno, realizado no domingo, 2.
Para vencer em primeiro turno, um candidato precisaria de 50% dos votos válidos mais um, excluindo brancos e nulos.
Os resultados das votações para os cargos de deputado estadual, federal e senador podem ser consultados na página do TSE. Basta selecionar o estado de interesse.
Quem não pode justificar a ausência no dia do primeiro ou do segundo turno da eleição, tem o prazo de até 60 dias após cada turno para regularizar a situação eleitoral sem o pagamento da multa. Os canais para realizar o procedimento online são o e-Título e o Sistema Justifica. Nesse caso, além de preencher o requerimento, é necessário anexar documentos que comprovem o motivo alegado, pois a justificativa não é automática e poderá ser ou não concedida pelo juiz eleitoral.
O voto é obrigatório para eleitoras e eleitores alfabetizadas, com idades entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para maiores de 16 anos e menores de 18 anos; maiores de 70 anos; e, analfabetos.