Brasil

Lula: Vou encontrar Maduro na Celac, mas não pretendo discutir Essequibo

A Venezuela reivindica o território guianense de Essequibo; nos últimos meses, o regime venezuelano subiu o tom sobre a disputa

Lula deu a declaração a jornalistas na Guiana (Ricardo Stuckert/Flickr)

Lula deu a declaração a jornalistas na Guiana (Ricardo Stuckert/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 29 de fevereiro de 2024 às 15h53.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 29, que encontrará o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas que não pretende conversar sobre a disputa pelo território de Essequibo com ele. Lula terá reunião com Maduro em São Vicente e Granadinas, onde participará de atividades da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, a Celac.

A Venezuela reivindica o território guianense de Essequibo. Nos últimos meses, o regime venezuelano subiu o tom sobre a disputa. Lula disse que o Brasil está à disposição para facilitar as conversas entre os dois países, mas que não acha provável que o assunto seja resolvido rapidamente.

"Se em 100 anos não foi possível resolver esse problema, é possível que a gente leve mais algumas décadas. A única coisa que eu tenho certeza é que a violência não resolverá esse problema. Criará outros problemas", declarou o presidente da República.

Como fica Essequibo?

Lula deu a declaração a jornalistas na Guiana, depois de reunião bilateral com o presidente do país, Irfaan Ali. O brasileiro disse que não discutiu Essequibo na conversa.

"Não discutimos a questão de Essequibo, porque não era o momento de discutir. Era uma reunião bilateral para discutir desenvolvimento, investimento", disse o brasileiro. "Da mesma forma, eu não vou conversar com o presidente Maduro essa questão porque a reunião não é para isso", declarou Lula.

O petista deixou Brasília na quarta-feira, 28. Seu retorno à capital brasileira está previsto para sexta, 1º.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaVenezuelaNicolás Maduro

Mais de Brasil

Ibama aprova simulação da Petrobras na Margem Equatorial, último passo para licença de exploração

Lula diz que reunião com Trump ocorrerá 'o mais rápido possível e vai correr bem'

Lula chama PEC da Blindagem de 'equívoco histórico' e diz que arquivamento era 'previsível'

Governo retira urgência do licenciamento ambiental, após acordo para votar IR na semana que vem