Brasil

Lula visitará a China no fim de março

País é o maior parceiro comercial do Brasil, com R$ 803 bilhões de comércio bilateral no ano passado

Lula (AFP/AFP)

Lula (AFP/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de março de 2023 às 07h01.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, viajará à China no final de março para uma visita oficial, a convite do chefe de Estado chinês Xi Jinping, anunciou nesta sexta-feira, 17, o ministério das Relações Exteriores de Pequim.

A visita, que acontecerá de 26 a 31 de março, será a primeira de Lula à China desde que assumiu o poder em janeiro.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com 152 bilhões de dólares (803 bilhões de reais) de comércio bilateral no ano passado, muito à frente dos Estados Unidos (US 88,8 bilhões, R$ 469 bilhões).

Relação Brasil e China

Lula expressou o desejo de retomar os laços cordiais com a China, em contraste com o antecessor, o político de extrema-direita Jair Bolsonaro.

A China anunciou em janeiro um convite ao presidente brasileiro, mas não havia divulgado uma data específica para a visita.

"A China atribui grande importância à associação estratégica global com o Brasil", declarou na ocasião a porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.

Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, busca romper o isolamento internacional do país que marcou o mandato de seu antecessor.

No discurso de posse no Congresso, ele prometeu retomar a "integração sul-americana" e um diálogo "altivo e ativo" com os Estados Unidos, a Comunidade Europeia e China.

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaChina

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas