Brasil

Lula viaja a Moçambique por cooperação com a África

Entre os compromissos do presidente, estão encontros para discutir empresas brasileiras no país, como a Vale

O presidente Lula: "nós consolidaremos nossa relação com os países africanos" (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

O presidente Lula: "nós consolidaremos nossa relação com os países africanos" (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 10h14.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou nesta segunda-feira para Moçambique na última visita oficial a um país africano como chefe de Estado para, segundo declarou pouco antes de embarcar, realizar seu sonho de consolidar a cooperação entre o Brasil e a África.

"Em Moçambique, eu vou fazer uma coisa que é um sonho, porque nós vamos inaugurar três núcleos de universidade aberta, um em Maputo, outro em Beira e outro em Lichinga", afirmou o governante na edição desta segunda-feira do programa de rádio "Café com o Presidente".

Lula acrescentou que também visitará a fábrica de remédios contra a AIDS que o país está construindo com investimentos, equipes e orientação técnica brasileiros.

"Também vamos ter encontros empresariais, porque tem muitas empresas brasileiras fazendo investimentos em Moçambique. A Vale, em Moatize, tem uma grande mina de carvão. Outras empresas brasileiras da construção civil e empresas de celulose estão fazendo investimentos", afirmou.

O presidente revelou que antes de concluir seu mandato, em janeiro, pretende inaugurar a pedra fundamental da Universidade Brasil - África, outra iniciativa que busca consolidar a cooperação com o continente africano. A universidade será construída na cidade de Redenção, no Ceará.

"Nós consolidaremos a nossa relação com os países africanos. Portanto, a minha ida a Maputo é uma coisa de solidariedade, é uma coisa de fraternidade, é uma coisa de irmandade entre o Brasil e Moçambique", disse Lula em seu programa de rádio.

Na sua última visita a um país africano, o presidente também se reunirá com o primeiro-ministro de Moçambique, Aires Ali, e com o chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza.

A presidente eleita, Dilma Rousseff, que acompanharia o governante na viagem, permanecerá no Brasil e se encontrará com Lula na próxima quinta-feira em Seul, onde ambos participarão da Cúpula do G20.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDiplomaciaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado

Moraes diz que tentativa de atentado em Brasília não é um fato isolado

Moraes autoriza buscas em endereços associados a homem morto em tentativa de atentado