Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 31 de julho de 2025 às 09h59.
Última atualização em 31 de julho de 2025 às 17h38.
Os dados da pesquisa Latam Pulse, realizada pelo instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg e divulgada nesta quinta-feira, 31, mostram que, se as eleições de 2026 fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os adversários em cenários de segundo turno.
Lula supera, para além da margem de erro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).
Os dados indicam que, a mais de um ano das eleições, o desempenho de Lula acompanhou a melhora na avaliação do governo.
Na pesquisa anterior, o petista vencia apenas quatro dos sete cenários testados, empatando com Bolsonaro, Michelle e Tarcísio.
Na reedição do segundo turno de 2022, Lula aparece com 50,1% contra 46,3% de Bolsonaro. A pesquisa mostra uma inversão em relação ao levantamento do mês anterior, quando o ex-presidente aparecia numericamente à frente do petista.
Tarcísio e Michelle Bolsonaro são superados por Lula por margens de 3,8 a 4,7 pontos percentuais, respectivamente.
Nos cenários em que vence seus adversários, Lula tem seu melhor desempenho contra Eduardo Leite, com uma diferença de 23,9 pontos percentuais.
Lula X Tarcísio de Freitas
Lula X Michele Bolsonaro
Lula X Jair Bolsonaro
Lula X Romeu Zema
Lula X Ronaldo Caiado
Lula X Ratinho Jr.
Lula X Eduardo Leite