Brasil

Lula vai à coroação do rei Charles III?

O rei Charles III e Camilla, a rainha consorte, serão coroados na Abadia de Westminster no sábado, 6, em uma solene cerimônia religiosa conduzida pelo arcebispo de Canterbury

Lula: presidente e primeira-dama já estão em Londres. (Zed Jameson/Getty Images)

Lula: presidente e primeira-dama já estão em Londres. (Zed Jameson/Getty Images)

Publicado em 5 de maio de 2023 às 16h50.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Londres para participar da coroação do rei Charles III, que será realizada no sábado, 6. Nesta sexta-feira, 5, ele e a primeira-dama Janja participam de em um petit-comité no Palácio de Buckingham, oferecido a poucos chefes de estado e líderes.

Além de Lula, foram convidados para a coroação do rei Charles III, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e os chefes de Estado da França Emmanuel Macron, da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, da Polônia Andrzej Duda e das Filipinas Ferdinand Marcos Jr.

O primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e sua esposa, Akshata Murthy, juntamente com membros do governo, também estarão presentes.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, será representado por sua esposa, a primeira-dama Jill Biden. De acordo com autoridades britânicas e americanas, isso está de acordo com o precedente, já que nenhum presidente dos EUA jamais compareceu à coroação de um soberano britânico.

Famílias reais

Já estão confirmadas as presenças de membros de outras monarquias como os reis Felipe VI e Letizia da Espanha, príncipes Federico e Maria da Dinamarca, príncipes Fumihito e Kiko do Japão, príncipes Albert II e Charlene de Mônaco, rei Abdullah II e rainha Rania da Jordânia.

LEIA TAMBÉM: Por que a mão do Rei Charles III é inchada?

Megan e Harry vão?

O príncipe Harry, que se distanciou da monarquia britânica, assistirá à coroação de seu pai, o rei Charles III, mas irá sem sua esposa, Meghan, e seus filhos.

Nos últimos meses, Harry e Meghan multiplicaram os ataques contra a família real. Depois de uma série documental lançada em dezembro na Netflix, Harry publicou no mês seguinte suas polêmicas memórias na autobiografia "Spare" ("O que sobra" em português), nas quais detalha o rompimento de suas relações com o pai e o irmão, o príncipe William.

Harry e Meghan retornaram ao Reino Unido em raras ocasiões desde que se mudaram em 2020, entre elas, o funeral da rainha Elizabeth II, em setembro

Coroação do Rei Charles III

rei Charles III e Camilla, a rainha consorte, serão coroados na Abadia de Westminster no sábado, 6, em uma solene cerimônia religiosa conduzida pelo arcebispo de Canterbury. Espera-se que a coroação seja mais curta e menos extravagante do que a cerimônia da rainha Elizabeth II, em 1953. Devem ser convidados em torno de 2 mil pessoas. A lista completa não foi divulgada.

O serviço religioso na Abadia de Westminster, em Londres, começará às 11h, horário de Londres (7h no horário de Brasília). Ainda que não se conheça a lista final para a coroação de Charles III, já se sabe que a abadia receberá líderes políticos, monarcas e representantes da sociedade civil que retratam a diversidade do Reino Unido.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Rei-Charles-III

Mais de Brasil

Inmet prevê chuvas intensas em 12 estados e emite alerta amerelo para "perigo potencial" nesta sexta

'Tentativa de qualquer atentado contra Estado de Direito já é crime consumado', diz Gilmar Mendes

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF