Brasil

Em ligação, Lula e Putin falam sobre guerra e relação com EUA

A conversa acontece um dia após Donald Trump anunciar que se reunirá com o presidente russo no Alasca

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 9 de agosto de 2025 às 12h11.

Última atualização em 9 de agosto de 2025 às 12h56.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, 9, um telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, o presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente Putin "agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema".

Lula enfatizou que o Brasil está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China.

Por que agora?

A conversa acontece um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que se reunirá com Putin dia 15 de agosto, no Alasca. A reunião será para discutir o possível fim do conflito com a Ucrânia e uma troca territorial que foi qualificada como uma medida polêmica.

Ucrânia não cederá território, diz Zelensky após anúncio de reunião Trump-Putin

Brics como tema

Segundo nota, Putin e Lula também falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do Brics.

O presidente russo parabenizou o Brasil pela Cúpula do Brics realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.

Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.

Leia a nota na íntegra:

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, 9 de agosto, telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, o presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema. O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China.

Os presidentes também discutiram o atual cenário político e econômico internacional. Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS. O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano."

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaDonald TrumpVladimir PutinUcrâniaRússiaEstados Unidos (EUA)

Mais de Brasil

Revalida divulga resultado de recursos para atendimento especializado

Com segurança reforçada, Alexandre de Moraes recebe homenagem no Tribunal de Contas de SP

Nova onda de frio terá ciclone e 'chuva congelada' no Brasil; veja quando começa