Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 11h40.
O levantamento Latam Pulse, do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg, divulgado nesta terça-feira, 11, simulou diversos cenários para a eleição presidencial de 2026. Os dados indicam que, se o pleito fosse hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários de primeiro e segundo turno.
A pesquisa incluiu Tarcísio de Freitas (Republicanos), Eduardo Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União), Gusttavo Lima, Sergio Moro (União) e Pablo Marçal (PRTB) como potenciais adversários de Lula no primeiro e no segundo turno.
O nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apareceu apenas na simulação de segundo turno. Inelegível até 2030, Bolsonaro não poderá disputar a próxima eleição.
No cenário 1 do primeiro turno, Lula lidera com 41,1%, contra 26,2% de Tarcísio de Freitas, o adversário melhor colocado. Caiado, Gusttavo Lima, Tebet, Moro e Marçal aparecem com intenções de voto entre 5,9% e 2,4%. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não passam de 2% cada.
Na segunda simulação, o petista tem 40% das intenções de voto. O deputado federal Eduardo Bolsonaro é o adversário melhor colocado, com 24,2%. Os demais nomes testados não passam de 7% cada.
Nos levantamentos de segundo turno, Lula vence numericamente todos os adversários. O melhor desempenho do presidente brasileiro é observado contra Marçal, que marca 49,8%, contra 29,7% do influenciador.
Tarcísio é o adversário com melhor desempenho na simulação. Os dois aparecem tecnicamente empatados, com Lula à frente, com 45,7%, e o governador de São Paulo, com 44,7%. Na disputa com Bolsonaro, Lula teria 47,6%, contra 43,4% do ex-presidente.
Lula x Tarcísio de Freitas
Lula x Ronaldo Caiado
Lula x Jair Bolsonaro
Lula x Eduardo Bolsonaro
Lula x Pablo Marçal