Brasil

Lula se encontra com presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Planalto nesta segunda

Reunião com Sergio Mattarella deve tratar de diálogo entre G7 e G20 e conjuntura global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recebido no Palazzo del Quirinale pelo presidente da Italia, Sergio Mattarella em junho de 2023 (Ricardo Stuckert / PR/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é recebido no Palazzo del Quirinale pelo presidente da Italia, Sergio Mattarella em junho de 2023 (Ricardo Stuckert / PR/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 15 de julho de 2024 às 06h35.

Última atualização em 15 de julho de 2024 às 07h38.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá receber nesta segunda-feira, em Brasília, o presidente da Itália, Sergio Mattarella. O italiano será recepcionado no Palácio do Planalto e terá uma série de compromissos com Lula.

A previsão é que Mattarella chegue ao Planalto às 11h. Os dois terão uma reunião bilateral e, sem seguida, haverá uma cerimônia de assinatura de acordos. Depois, será oferecido um almoço ao presidente italiano no Palácio Itamaraty.

Aprovação de Lula volta a subir e chega a 54%, aponta Genial/Quaest

De acordo com o Itamaraty, os dois devem discutir um diálogo entre a presidência brasileira do G20 e a presidência italiana do G7. Além da reforma das instituições de governança global e de outros temas de conjuntura regional e mundial.

Segundo a pasta, é a primeira visita de Estado de um presidente italiano ao Brasil em 24 anos. Lula se reuniu com Mattarella no ano passado, durante visita à Itália.

Na Itália, o presidente ocupa a função de chefe de Estado e não participa diretamente do governo, mas tem poder para vetar leis e decretos, além de convocar eleições e aprovar a indicação de um primeiro-ministro. Mattarella, de 82 anos, está no cargo desde 2015. Já a primeira-ministra é Giorgia Meloni.

A visita faz parte das comemorações do 150º aniversário da imigração italiana no Brasil. Mattarella também deverá visitar Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Rio Grande do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaItáliaDiplomacia

Mais de Brasil

Entenda o que é indiciamento, como o feito contra Bolsonaro e aliados

Moraes decide manter delação de Mauro Cid após depoimento no STF

Imprensa internacional repercute indiciamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

Após indiciamento, Bolsonaro critica atuação de Moraes: 'Faz tudo o que não diz a lei'