Brasil

Lula se encontra com presidente do Uruguai nesta quarta-feira; saiba o que está em jogo

Na reunião, Lula tentará convencer Lacalle Pou de priorizar o Mercosul nas relações comerciais

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com dirigentes de centrais sindicais, no Palácio do Planalto. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 25 de janeiro de 2023 às 06h00.

Última atualização em 25 de janeiro de 2023 às 08h39.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontra nesta quarta-feira, 25, com o presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, em Montevidéu. A cidade é a última parada de Lula antes de retornar ao Brasil após a primeira viagem internacional do mandato.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Na reunião, Lula tentará convencer o presidente uruguaio de priorizar os países da América do Sul nas relações comerciais. O Uruguai negocia um acordo comercial com a China, o que, se concretizado, enfraqueceria o Mercosul. É esperado que o Brasil ofereça um pacote, como de obras de infraestrutura entre os países e redução de tarifas de importação de produtos, para que o país vizinho siga no bloco.

Na terça-feira, 24, Lacalle Pou chamou o bloco de “protecionista” e reafirmou que o Uruguai “tomou uma decisão de avançar com a China para um acordo de livre-comércio bilateral”.

“Se é junto com a permanência do Mercosul, melhor”, afirmou o presidente do Uruguai, em meio às reuniões da 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Buenos Aires, na Argentina.

Lacalle Pou não especificou se espera condições comerciais melhores dentro do Mercosul ou se tem alguma proposta para aprimorar o tratado em negociação com o país asiático. “O Uruguai está aberto para o mundo. O Mercosul é a quinta região mais fechada do planeta”, disse. “Vamos ouvir o que Lula tem a dizer”, acrescentou.

O embaixador Celso Amorim, assessor especial de Lula, disse nesta terça-feira que o Brasil valoriza muito a relação com o Uruguai, mas que “o Mercosul deve ser preservado”.

 

(Com informações de Estadão Conteúdo)

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaUruguai

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP