Brasil

Lula ressalta potencial aliança entre Brasil e Argentina

Ex-presidente brasileiro criticou a forma como os países desenvolvidos estão lidando com a crise e defendeu a convergência latino-americana para estimular o crescimento

Lula e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Lula e a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 06h48.

Buenos Aires - O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou nesta quarta-feira o potencial da região no atual contexto mundial e defendeu o impulso das alianças entre Argentina e Brasil, durante a abertura de um encontro empresarial no balneário argentino de Mar del Plata.

"A América do Sul tem em suas mãos o futuro" devido às suas riquezas naturais, afirmou o ex-mandatário brasileiro perante centenas de empresários reunidos no colóquio do Instituto para o Desenvolvimento Empresário Argentino (Ideia).

Lula criticou a forma como os países desenvolvidos estão lidando com a crise e defendeu a convergência latino-americana para "estimular o crescimento, a igualdade e a distribuição da riqueza".

A crise, lembrou, "nasceu no coração do mundo desenvolvido e foi provocada pela falta de regulação financeira nos países mais ricos".

"Essa gente que nos deu tantas lições de moral deveria nos perguntar como fizemos para superar a crise e o desemprego", afirmou o ex-presidente.

Lula sustentou que as relações entre Argentina e Brasil estão em sua fase "mais propícia em décadas" e defendeu um diálogo fluído entre os Governos e os empresários dos dois países para promover projetos binacionais.

"Se tivermos consciência política, a aliança destas duas grandes nações será decisiva para a América do Sul", acrescentou, segundo a agência oficial argentina "Télam".

Lula chegou a Mar del Plata procedente de Buenos Aires, onde nesta quarta-feira foi recebido na Casa Rosada pela presidente argentina, Cristina Kirchner.

"Os líderes dialogaram sobre as relações entre Argentina e Brasil e analisaram temas vinculados ao Mercosul e à Unasul", informou o governo argentino em seu site oficial.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaCristina KirchnerDados de BrasilDiplomaciaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas