Brasil

Lula reforça aliança com PSB em Pernambuco e visita réplica de casa onde nasceu

A declaração reforça a aliança entre PT e PSB no Estado, onde a deputada federal Marília Arraes rompeu com os petistas e se filiou ao Solidariedade para também concorrer ao governo

Lula: Acompanhado do ex-governador Geraldo Alckmin, Lula seguiu para Garanhuns, onde participou do ato político de apoio a Cabral (NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)

Lula: Acompanhado do ex-governador Geraldo Alckmin, Lula seguiu para Garanhuns, onde participou do ato político de apoio a Cabral (NELSON ALMEIDA/AFP/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de julho de 2022 às 16h05.

No primeiro ato político de seu giro por Pernambuco, nesta quarta-feira, 20, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em discurso que tem candidato ao governo e este é Danilo Cabral, do PSB. A declaração reforça a aliança entre PT e PSB no Estado, onde a deputada federal Marília Arraes rompeu com os petistas e se filiou ao Solidariedade para também concorrer ao governo. Ambos mantém boa relação, e Marília já manifestou seu apoio a Lula, mas a declaração do petista é simbólica diante das disputas locais.

De manhã, Lula visitou a réplica da casa de sua mãe, dona Lindu, onde nasceu e viveu até os sete anos, no município de Caetés (PE). Foi desta região que a família do petista saiu para fugir da fome rumo a São Paulo.

Embora a residência original não exista mais, a obra de construção da réplica foi iniciada em maio de 2021 como forma de homenagem do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco ao pré-candidato a presidente. Outra réplica havia sido construída no início dos anos 2000, mas não resistiu a ação do tempo.

Na visita de hoje, Lula conversou com familiares que ainda vivem no município e plantou um pé de Mulungu no terreno em frente à casa, árvore que remete a seus tempos de criança.

Acompanhado do ex-governador Geraldo Alckmin, Lula seguiu para Garanhuns, onde participou do ato político de apoio a Cabral. No acordo entre as siglas, a petista Teresa Leitão será candidata ao Senado. Até amanhã, Lula deverá comparecer ainda a atos políticos em Serra Talhada e na capital, Recife.

LEIA TAMBÉM: 

Ala do MDB declara apoio a Lula no 1º turno e pressiona candidatura de Tebet

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2022Luiz Inácio Lula da SilvaPernambucoPolítica

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas