Brasil

Lula receberá Prêmio Internacional Catalunha na quinta-feira

Ex-presidente receberá o prêmio das mãos de Artur Mas, presidente da Generalitat


	Ex-presidente Lula será reconhecido, entre outras coisas, pela política de crescimento econômico
 (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

Ex-presidente Lula será reconhecido, entre outras coisas, pela política de crescimento econômico (Ricardo Stuckert/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h33.

Barcelona - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá na próxima quinta-feira o XXIV Prêmio Internacional Catalunha das mãos de Artur Mas, presidente da Generalitat (governo dessa região do nordeste espanhol), informaram neste domingo fontes do Executivo catalão.

O prêmio foi concedido em abril como reconhecimento pela política de crescimento econômico de seu governo que colocou o Brasil à frente da globalização, alargando a classe média e favorecendo uma divisão mais justa da riqueza e das oportunidades.

O júri, que premia personalidades cuja trajetória contribuiu para promover os valores culturais, científicos e humanos no mundo todo, levou em conta os esforços de Lula para enfrentar 'com imaginação e coragem a pobreza e a desigualdade', política que levou à criação de uma importante classe média no Brasil.

O Prêmio Internacional Catalunha é de 80 mil euros (cerca de R$ 215 mil), além da escultura 'La clau y la lletra' (A chave e a letra), de Antoni Tàpies, um artista catalão que morreu no início do ano.

Lula sucede, na relação de premiados, o escritor japonês Haruki Murakami, ganhador da edição de 2011.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Absolvição de Bolsonaro e mais 5, condenação de Cid e Braga Netto: entenda o voto de Fux

FAB intercepta avião vindo da Venezuela com 380kg de droga

Moraes nega acesso contínuo da cúpula do PL a Bolsonaro em prisão domiciliar

Fux vota para absolver Bolsonaro de todos os crimes apontados pela PGR