Brasil

Após vitória apertada, Lula quer ser candidato em 2018

A candidatura do ex-presidente para a presidência em 2018 já é dada como certa pelo PT


	Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se abraçam a após o resultado da eleição
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se abraçam a após o resultado da eleição (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 15h55.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer voltar a comandar o país e sua candidatura para 2018 já é dada como certa por integrantes do partido, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo. Lula, no entanto, negou a intenção em post publicado no Facebook. 

No domingo, logo após o anúncio da vitória de Dilma Rousseff (PT), Rui Falcão, presidente do PT, afirmou que apoiaria uma eventual candidatura do ex-presidente.

"Eu, pessoalmente, sou a favor de que o presidente Lula seja candidato em 2018. Naturalmente isso vai depender da disposição dele, mas ele tem dito que sempre se colocará à disposição do PT", disse para jornalistas.

Durante seu discurso de vitória, Dilma foi interrompida diversas vezes pela euforia da militância. Em alguns desses momentos, a multidão gritava "Lula, eu te amo" ou outras palavras de elogio ao ex-presidente.

Ou seja, embora Falcão pondere que poderá existir uma disputa interna caso surjam outros pré-candidatos, Lula já tem apoio da maior parte do partido - naturalmente.

Na última segunda-feira, o ex-presidente completou 69 anos. Em quatro anos, ele terá 73. No primeiro turno, Lula afirmou que ainda não estava pensando na possibilidade de encarar a corrida eleitoral de 2018. 

"Uma pessoa com quase 70 anos tem que dar graças a Deus de estar vivo daqui a quatro anos", disse enquanto se esforçava para ser ouvido pela multidão aglomerada ao redor dele. Em 2011, o ex-presidente foi diagnosticado com câncer na laringe e se curou no ano seguinte.

Por ora, segundo a assessoria de imprensa de Falcão, o ex-presidente, às vezes, dá sinais de que deseja voltar. Em outros, indica que não. Mas interlocutores do PT teriam confirmado ao jornal Folha de S. Paulo a intenção de Lula de voltar à disputa pela presidência nas próximas eleições.

Para colocar isso em prática, provavelmente, a partir de agora, ele se fará mais presente no governo de Dilma - que em alguns momentos dos últimos quatro anos tratou de ignorar a interferência do ex-presidente.

* Atualizado às 17h para incluir o posicionamento de Luiz Inácio Lula da Silva. 
Acompanhe tudo sobre:EleiçõesLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas