Brasil

Lula cria projeto para transformar Independência da Bahia em data nacional

Presidente defende o reconhecimento da data que marcou a expulsão definitiva das tropas portuguesas, um ano após a Proclamação da Independência

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva, durante evento em Brasília, em 30 de junho (Evaristo Sá/AFP)

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva, durante evento em Brasília, em 30 de junho (Evaristo Sá/AFP)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 2 de julho de 2025 às 07h52.

Última atualização em 2 de julho de 2025 às 08h53.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou, na terça-feira, 1º de julho, ao Congresso Nacional, um projeto de lei que propõe tornar o dia 2 de julho uma data nacional. A data marca a expulsão definitiva das tropas portuguesas do país em 1823, um ano após a Proclamação da Independência, realizada por Dom Pedro I em 1822.

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que o projeto não faz da data um feriado nacional.

No vídeo divulgado nas redes sociais, Lula destacou a importância do episódio para a história da independência do Brasil, mencionando a contribuição da Bahia no processo de consolidação da separação de Portugal. "É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente", afirmou o presidente.

O presidente esteve acompanhado de figuras políticas baianas de destaque, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o líder do governo no Senado, Jacques Wagner, ambos ex-governadores da Bahia. Também esteve presente o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, outro baiano. O grupo ressaltou a relevância histórica da data para o estado da Bahia e para todo o Brasil.

Atualmente, o dia 2 de julho é feriado estadual na Bahia, celebrando a vitória dos baianos na luta contra o domínio português. No entanto, com o projeto de lei apresentado por Lula, a intenção é ampliar o reconhecimento da data em todo o território nacional, destacando a importância do evento para o processo de unificação do país.

*Atualização: anteriormente o texto afirmava que a data seria um feriado nacional. Não é o caso. Após comunicado da Presidência, foi confirmado que o dia será apenas "uma data nacional". 

Acompanhe tudo sobre:FeriadosGoverno LulaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Fachin se reúne com Lula para entregar convite de sua posse na presidência do STF

Hugo Motta reúne líderes para tentar dar um desfecho à pressão por anistia

De portas de teatro a ambulância particular: veja irregularidades nas emendas Pix suspensas pelo STF

Câmara vota MP que amplia descontos na conta de luz para 60 milhões de pessoas nesta terça-feira, 16