Brasil

Lula pediu conversas com partidos que têm ministérios para cobrar fidelidade da base, diz Padilha

'Não sou marinheiro de primeira viagem', afirmou o ministro das Relações Institucionais sobre as críticas à sua atuação

Lula: O governo vem de semanas de derrotas no Congresso (Ricardo Stuckert/PR/Flickr)

Lula: O governo vem de semanas de derrotas no Congresso (Ricardo Stuckert/PR/Flickr)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de maio de 2023 às 17h25.

Em meio a uma crise na articulação política do governo com o Congresso, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que sejam feitas conversas com partidos que comandam ministérios para cobrar fidelidade da base.

As primeiras reuniões, segundo o ministro, serão com PSB e PSD. Depois, com MDB e União Brasil. Padilha afirmou que “certamente” será debatida na reunião com ministros e respectivas bancadas os votos que os partidos entregam no Congresso.

"Você tem o Ministério das Cidades, um dos autores do saneamento. A bancada do MDB votou contra. É o momento do ministério e representantes da bancada e a articulação política entenderem os motivos. E isso vai ser feito num ambiente o mais tranquilo possível", afirmou.

Críticas à atuação de Padilha no Governo

Sobre as críticas à sua atuação, o ministro se defendeu:

"Estou acostumado com as tarefas desse cargo, não sou marinheiro de primeira viagem. Sei que é um cargo que o tempo todo as pessoas discutem e temos tranquilidade para seguir as prioridades estabelecidas".

Semana de 'derrotas'

O governo vem de semanas de derrotas no Congresso. Foram criadas quatros comissões parlamentares de inquérito (CPIs). Uma delas, a CPI dos Atos Golpistas, é conjunta na Câmara e no Senado. As outras três são da Câmara. Entre elas, a CPI do MST, que pode causar desgaste ao governo.

Na semana passada, a Câmara derrubou um decreto de Lula que alterava o marco do saneamento básico. Mesmo partidos que têm ministros votaram contra o governo.

"Temos tido muitas vitórias. Tivemos uma derrota na semana passada, é raríssimo time ser campeão invicto. Pra ser campeão você não pode perder a final. Estamos construindo um time, uma base, para ganhar e ser vitorioso nas votações prioritárias".

O ministro falou com a imprensa após uma reunião com Lula, na qual foi tratada a estratégia de diálogo com a Câmara e com o Senado.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre PadilhaLuiz Inácio Lula da SilvaSaneamento

Mais de Brasil

PGR diz ao STF que Bolsonaro tinha discurso embasado em 'fantasias' sobre fraudes em urnas

Gleisi acusa Bolsonaro de conspiração com Trump: 'Articula sanções para coagir STF'

Após tarifaço de Trump, Eduardo ataca Tarcísio por diálogo com empresários: 'Subserviência servil'

USP vai encerrar atividades da Escola Politécnica no litoral de São Paulo