Brasil

Lula passa por novos exames e recebe liberação de equipe médica para viagens aéreas

Presidente passou por nova bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês em Brasília; avaliação por imagem confirmou evolução positiva em seu estado de saúde

Lula: presidente  (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Lula: presidente (Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Raquel Brandão
Raquel Brandão

Repórter Exame IN

Publicado em 10 de novembro de 2024 às 11h48.

Em visita ao Hospital Sírio-Libanês em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido neste domingo, 10, a uma nova avaliação por imagem, que confirmou uma evolução positiva em seu estado de saúde.

Segundo o boletim médico, Lula não apresenta sintomas e mantém a rotina de acompanhamento médico regular.

Lula caiu no último dia, 19, e machucou a parte de trás da cabeça. Segundo relatos, ele estava sentado em um banco, escorregou, caiu e bateu a cabeça. Precisou levar cinco pontos.

O exame realizado nesta manhã indicou uma melhora em relação aos anteriores, e a equipe médica autorizou a continuidade de suas atividades habituais, incluindo a liberação para viagens aéreas.

O presidente agora está apto a cumprir compromissos fora de Brasília e deve retomar sua agenda com viagens oficiais nas próximas semanas.

A situação médica de Lula é acompanhada de perto e a liberação de hoje representa um importante avanço em sua recuperação. Nos últimos meses, o presidente tem mantido um cronograma de exames periódicos.

O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Há duas semanas, após o acidente doméstic sofrido pelo presidente, o governo federal anunciou que Lula não iria à 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que acontece a partir de sgeunda-feira, 11, até 22 novembro em Baku, no Azerbaijão. O país será representado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Produção de veículos cai 12,6% em março e Anfavea alerta para impacto de tarifas dos EUA no setor

PGR denuncia ministro Juscelino Filho por suspeita de desvios em emendas

Motta diz que há 'convergência' na Câmara sobre PEC da Segurança: 'Todos concordaram com urgência'

Clima de abril: Sul e Sudeste esquentam, enquanto Norte tem chuvas intensas