Brasil

Lula participa de posse do presidente do Paraguai nesta terça-feira

Candidato do Partido Colorado, Peña foi eleito em pleito realizado em 30 de abril, com 42,74% dos votos, e já visitou Brasília duas vezes este ano

Lula no Paraguai: Santiago Peña tem 44 anos e é formado em economia e mestre em administração pública pela Columbia University (Ricardo Stuckert/PR/Flickr)

Lula no Paraguai: Santiago Peña tem 44 anos e é formado em economia e mestre em administração pública pela Columbia University (Ricardo Stuckert/PR/Flickr)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 15 de agosto de 2023 às 06h02.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar nesta terça-feira, 15, em Assunção, da cerimônia de posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña.

Candidato do Partido Colorado, Peña foi eleito em pleito realizado em 30 de abril, com 42,74% dos votos, e já visitou Brasília duas vezes este ano, em 16 de maio e 28 de julho, ocasiões em que manteve encontros com Lula. No último encontro, os presidentes discutiram a revisão do tratado da usina de Itaipu Binacional, que deve ser finalizada até o fim do ano. 

O Planalto afirma que a presença do petista na posse de Peña, se enquadra na "retomada da política externa do governo brasileiro, com destaque para a valorização das parcerias com vizinhos continentais". A agenda internacional tem sido um dos principais focos de Lula nesse início de terceiro mandato. Além de propor discussões em torno do fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, com declarações consideradas polêmicas por autoridades ucranianas, o presidente planeja finalizar o acordo entre o Mercosul e a União Europeia enquanto comanda o bloco sul-americano. Por isso, a aproximação com políticos do continente tem ocorrido nos últimos meses.

Na América Latina, o Paraguai abriga a maior comunidade brasileira residente no exterior, superior a 245 mil pessoas. O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e é a maior origem de investimentos estrangeiros diretos no país, de cerca de US$ 904 milhões. Em 2022, a corrente comercial entre os dois países alcançou valor recorde de US$ 7,15 bilhões, aumento de 7,8% em relação ao ano anterior.

Quem é Santiago Peña, presidente eleito do Paraguai

Santiago Peña tem 44 anos e é formado em economia e mestre em administração pública pela Columbia University. Ele trabalhou por anos no Banco Central do Paraguai e atuou em conselhos de liderança da entidade. Penã foi Ministro da Fazenda, de 2015 a 2017, durante o governo de Horacio Cartes. Filiado ao Partido Colorado, ele assumirá um mandato de 5 anos.

Acompanhe tudo sobre:ParaguaiLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Oficial de Justiça tenta notificar Eduardo Bolsonaro, mas é informado que ele está nos EUA

Relator apresenta parecer pela rejeição da PEC da Blindagem em comissão do Senado

Governo de SP vai usar detentos do semiaberto para limpeza de ruas após fortes chuvas e vendaval

Governo dos EUA afirma que dois milhões de imigrantes ilegais já deixaram o país