Brasil

Lula participa de congresso da UNE em Goiânia e homenageia estudantes que morreram em acidente

Presidente faz um minuto de aplausos às três vítimas da UFPA que faleceram ontem

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de julho de 2025 às 13h27.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira, 17, do 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune) em Goiânia. O ato acontece no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, na Universidade Federal de Goiás (UFG), e marca a segunda visita de Lula à capital goiana desde o início do terceiro mandato.

Antes de subir ao palanque, Lula se reuniu com estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) que sobreviveram ao acidente ocorrido na BR-153, em Goiás, ontem, e colocou a disposição a Força Nacional do SUS. A colisão entre um caminhão e dois ônibus deixou cinco mortos, uma pessoa em estado gravíssimo, além de vários feridos.

O encontro se deu de forma reservada, com a presença de apenas alguns integrantes da delegação paraense. O intuito foi prestar solidariedade de forma pessoal e respeitosa. As vítimas seguiam rumo ao congresso e iriam presenciar o discurso presidencial. No evento, pediu um minuto de aplausos aos três estudantes que morreram.

Estão presentes parlamentares como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e o ex-ministro da Secom, o deputado Paulo Pimenta. O novo presidente do PT, Edinho Silva, também participa. Os ministros Camilo Santana (Educação), Márcio Macedo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Saúde) acompanham a viagem.

Reduto bolsonarista

A visita ocorre em um território politicamente adverso ao governo. O estado de Goiás é comandado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil), de direita e que tem se projetado como possível presidenciável em 2026.

Na entrada do evento, estudantes chegaram a discutir com um apoiador e Jair Bolsonaro (PL), que vestia uma camisa com o rosto do ex-presidente. O bolsonarista chegou a ser empurrado e a discussão foi apartada por policiais. Em 2022, o ex-mandatário foi vencedor na capital goiana, com 63,95% dos votos no segundo turno.

O congresso é intitulado "O Brasil se une pela soberania", em referência às taxas de 50% anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada. A estimativa da UNE é que tenham cerca de três mil pessoas presentes.

A presença de Lula no congresso é vista pela UNE como uma oportunidade de pressionar o governo por mais investimentos na educação. “É uma oportunidade geracional de olharmos nos olhos do presidente e cobrarmos aquilo que é nosso por direito: mais investimentos nas universidades, nos institutos, na permanência, no futuro da juventude brasileira!”, publicou a entidade nas redes sociais.

Os estudantes puxaram gritos de "Lula, a juventude quer almoçar", em referência a um pleito pela implementação do bandeijão. Os estudantes também cantaram pelo fim da escala 6x1, a não concessão de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro de 2023 e contra a mudança no licenciamento ambiental.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoGoiásLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

São Paulo lidera ranking global em empregos verdes e ação climática, aponta relatório

Reforma administrativa: veja os principais pontos dos projetos que atingem servidores

Brasil cobra libertação imediata de brasileiros detidos por Israel em flotilha humanitária

Ministro da Saúde recomenda evitar destilados sem 'absoluta certeza' da origem