(Ricardo Stuckert / PR/Flickr)
Repórter de Brasil e Economia
Publicado em 24 de abril de 2025 às 13h31.
Última atualização em 24 de abril de 2025 às 13h48.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou e empossou, na manhã desta quinta-feira, 24, Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações. De acordo com o Palácio do Planalto, a decisão foi confirmada em uma reunião realizada na tarde da véspera.
Frederico era presidente da Telebrás e foi indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder do União Brasil na Câmara, Pedro Lucas Fernandes.
O novo titular da pasta assume após a saída de Juscelino Filho (União-MA), que pediu demissão em meio a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por supostos desvios em emendas parlamentares.
O União Brasil indicou o deputado federal Pedro Lucas (União-MA), líder do partido na Câmara. Ele se reuniu com Lula e chegou a ser anunciado como novo ministro pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Porém, na última terça-feira, 22, Pedro Lucas recusou o convite e pediu desculpas ao petista.
Segundo o site da Telebras, Frederico de Siqueira Filho é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco e tem mais de 26 anos de atuação no setor de telecomunicações e tecnologia da informação.
Ele trabalhou por 21 anos na operadora Oi. Iniciou a carreira em 1997 como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Em 2002, ingressou na Oi como gerente de Vendas Empresariais para os estados de Pernambuco, Paraíba e Bahia. Na empresa, esteve na diretoria de Relações Institucionais da Oi Brasil e na diretoria de Vendas Corporativas Governo na Oi Soluções.
"Frederico de Siqueira Filho também possui conhecimentos em Administração, Ciências Políticas, Comunicação e em diversos segmentos de Gestão, tais como Gestão de Crises, de Terceiros e de Projetos", diz a biografia no site da empresa.