Brasil

Lula diz que o PT não teme debater corrupção

"O governo mais transparente no combate à corrupção foi o nosso", disse o ex-presidente para uma plateia na qual estavam presentes condenados do mensalão

Seminário 10 anos de governo do PT, com ex-presidente Lula (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Seminário 10 anos de governo do PT, com ex-presidente Lula (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

São Paulo - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou há pouco, no evento que comemora os dez anos de PT no governo federal, que o partido não teme a comparação com adversários e nem o debate sobre corrupção. "O governo mais transparente no combate à corrupção foi o nosso", disse Lula, para uma plateia na qual estavam presentes condenados do mensalão, entre eles o ex-deputado e ex-ministro José Dirceu, o ex-deputado João Paulo Cunha e o atual deputado federal José Genoino.

Ele também ironizou as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que criticou o evento de hoje e a cartilha elaborada pelo PT, que compara os anos do governo de FHC, pelo PSDB, com os de Lula e de Dilma Rousseff, pelo PT. "Eu nem sabia da cartilha. Eu vi ele nervoso, dizendo que isso é coisa de criança, o PT não cresceu", disse Lula, imitando Fernando Henrique e arrancando risos da plateia.

Emocionado, ele iniciou o discurso com a voz embargada, lendo trechos de sua posse, em 2003. O ex-presidente lembrou de sua reeleição com o slogan Lulinha Paz e Amor, citou programas, como o Bolsa Família, e ainda retomou os ataques à imprensa que, segundo ele, foi oposição a sua reeleição em 2006.

"Na ausência de partido de oposição, um setor da imprensa virou oposição. Quando eu falava, eles diziam: 'Lula ataca a imprensa'. Quando me atacam, (diziam:) 'fizemos uma crítica'", afirmou. O evento, que comemora os dez anos de governo do PT, em São Paulo, reuniu 11 ministros, 9 presidentes e vice-presidentes de partidos aliados e ainda 4 governadores de Estado, além do prefeito de São Paulo. (AE)

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPartidos políticosCorrupçãoEscândalosFraudesLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Fachin se encontra com Papa Leão XIV no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Brasil enfrenta onda de tempestades com risco de tornados nesta semana

Aviação brasileira supera número de passageiros do pré-pandemia em 8,5% e dá força a novos destinos

Dia do Gaúcho: por que 20 de setembro é considerado feriado no Rio Grande do Sul