Brasil

Lula lamenta ataque a tiros em escola e afirma que é urgente construir caminho pela paz nas escolas

Ataque a tiros matou uma menina e deixou outro aluno baleado na cabeça em estado grave

Presidente: em terceiro mandato Lula enfrente clima político favorável para reformas, mas resistência no setro empresarial. Foto: Andressa Anholete/Getty Images. (Andressa Anholete/Getty Images)

Presidente: em terceiro mandato Lula enfrente clima político favorável para reformas, mas resistência no setro empresarial. Foto: Andressa Anholete/Getty Images. (Andressa Anholete/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de junho de 2023 às 12h17.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, norte do Paraná, nesta segunda-feira, e afirmou que é "urgente" construir um "caminho para a paz nas escolas".

"Recebo com muita tristeza e indignação a notícia do ataque no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Paraná. Mais uma jovem vida tirada pelo ódio e a violência que não podemos mais tolerar dentro das nossas escolas e na sociedade. É urgente construirmos juntos um caminho para a paz nas escolas. Meus sentimentos e preces para a família e comunidade escolar", escreveu pelas redes sociais.

O ataque deixou uma menina morta e um segundo aluno baleado na cabeça em estado grave. O autor foi detido. De acordo com a PM, o suspeito seria um ex-aluno de 21 anos. Com uma roupa preta, ele teria ido até a direção da escola para solicitar documentos e fez os disparos.

No início do governo, Lula convocou uma reunião no Palácio do Planalto para tratar sobre meios de combater a violência nas escolas. Na ocasião, ele afirmou que a segurança nas escolas "ruiu" por conta da ação de grupos criminosos nas redes sociais e defendeu que escolas não podem ser transformadas em prisões de segurança máxima.

Na reunião, o governo anunciou uma série de ações para promover a segurança no ambiente escolar. O ministro da Educação, Camilo Santana, que lidera o grupo, afirmou que o governo vai orientar as redes por meio de uma cartilha sobre como lidar emergencialmente com o problema, além de disponibilizar recursos da ordem de R$ 3 bilhões para incrementar a infraestrutura das instituições de ensino.

Em qual escola ocorreu o atentado?

O ataque a tiros acontece no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, norte do Paraná. Dois alunos foram baleados. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaTiroteios

Mais de Brasil

Lula faz novos exames de imagem 12 dias após acidente doméstico no Alvorada

Lula se reúne com governadores para discutir PEC da Segurança Pública

Governo anuncia novas regras para transporte aéreo de pets