Brasil

Lula: IOF subiu para dificultar capital especulativo

Segundo o presidente, a intenção é facilitar a entrada de dólares para o setor produtivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Fabio Rodrigues Pozzebom/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2010 às 18h35.

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o governo decidiu aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre investimentos estrangeiros em renda fixa para "facilitar a entrada de dólares para o setor produtivo e criar dificuldades para o dinheiro que entra apenas para aplicação na bolsa ou para especular".

As declarações foram feitas durante cerimônia de inauguração de seis novas hidrelétricas em Goiás. Segundo Lula, somente em setembro, entraram no Brasil US$ 16 bilhões.

Em seu rápido discurso, o presidente listou as obras que Goiás deverá receber na sequência do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e disse que, no dia 20 de dezembro, vai inaugurar o trecho da Ferrovia Norte-Sul que chegará a Anápolis (GO). "Com isso teremos construído 1.350 quilômetros da Norte-Sul contra os 215 quilômetros feitos nos 17 anos antes de eu chegar", disse.

Lula reafirmou também que o Brasil está determinado a ser a quinta economia mundial até 2016. Em seguida, apesar de não fazer referência direta às eleições, subiu o tom político ao dizer que "este País não tem mais possibilidade de voltar ao passado".

Acompanhe tudo sobre:ImpostosIOFLeão

Mais de Brasil

Maioria da população está pessimista com o futuro do Brasil, diz pesquisa Gerp

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'