Brasil

Lula faz primeira reunião ministerial nesta sexta-feira

O objetivo de Lula é alinhar o discurso com seus auxiliares diretos após ruídos causados por falas divergentes

Lula e ministros na posse (Ricardo Stuckert/PT/Divulgação)

Lula e ministros na posse (Ricardo Stuckert/PT/Divulgação)

Drc

Da redação, com agências

Publicado em 6 de janeiro de 2023 às 06h00.

Acontece nesta sexta-feira, 6, a primeira reunião ministerial do novo governo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai discutir com os ministros a primeira semana de gestão e as medidas que serão tomadas por cada pasta. A informação é do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo toda manhã no seu e-mail. Cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

O objetivo de Lula com a reunião, marcada para a sexta-feira, 6, às 9h30 no Palácio do Planalto, será alinhar o discurso com seus auxiliares diretos após ruídos causados por falas divergentes. Na terça-feira, 3, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que iria revisar o que chamou de "antirreforma" da Previdência, aprovada em 2019.

O discurso foi mal recebido pelo mercado, com impactos nos principais ativos. Mais cedo, ao Broadcast Político sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou que haja qualquer discussão no Executivo sobre revisar a reforma da Previdência.

De acordo com Padilha, a reunião é um "grande passo de início de governo". "Para fazermos avaliação da composição, como estão o início das ações do governo, como se constrói uma boa relação federativa", disse o ministro, em vídeo divulgado por sua assessoria de imprensa.

"Vamos conversar um pouco sobre medidas que cada ministério está analisando a partir dos 100 dias, dos relatórios trazidos pelo GT de transição", disse Padilha. Haverá uma apresentação geral a ser feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pelo "gerenciamento" do governo.

(Com informações de Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM:

Líderes e Padilha tentam encontrar estratégia para engrossar base de Lula no Congresso

Paulo Pimenta promete combater desinformação e amplo debate sobre papel da EBC

Acompanhe tudo sobre:Governo Lula

Mais de Brasil

STF rejeita recurso e mantém pena de Collor após condenação na Lava-Jato

O que abre e o que fecha em SP no feriado de 15 de novembro

Zema propõe privatizações da Cemig e Copasa e deve enfrentar resistência

Lula discute atentado com ministros; governo vê conexão com episódios iniciados na campanha de 2022