Brasil

Lula e Von der Leyen conversam ao telefone para avançar em acordo Mercosul-UE

O acordo comercial entre União Europeia e Mercosul já foi aprovado, mas a ratificação está travada nos parlamentos das nações europeias por críticas à política ambiental brasileira adotada no governo Bolsonaro

Mercosul-UA: Lula já ordenou a seus auxiliares diplomáticos que negociem o destravamento do acordo (Mtcurado/Getty Images)

Mercosul-UA: Lula já ordenou a seus auxiliares diplomáticos que negociem o destravamento do acordo (Mtcurado/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 17h27.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou ao telefone nesta quinta-feira, 16, com a presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, Ursula Von der Leyen, em meio às negociações entre as duas partes para destravar o acordo comercial entre o bloco europeu e o Mercosul.

Nas redes sociais, Von der Leyen falou em fortalecer a relação bilateral. "Boa ligação com o Presidente Lula. Ambos estamos empenhados em fortalecer a parceria União Europeia-Brasil, notadamente levando o acordo do Mercosul à linha de chegada e intensificando nossa luta conjunta contra o desmatamento. Estou ansiosa para visitar o Brasil em breve", escreveu a presidente da Comissão Europeia.

Lula respondeu à postagem e afirmou que Von der Leyen será "muito bem recebida". "Vamos reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e o avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor", acrescentou o presidente brasileiro.

O acordo comercial entre União Europeia e Mercosul já foi aprovado, mas a ratificação está travada nos parlamentos das nações europeias por críticas à política ambiental brasileira adotada no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula já ordenou a seus auxiliares diplomáticos que negociem o destravamento do acordo com a melhora dos índices ambientais brasileiros registrados logo em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:Jair BolsonaroLuiz Inácio Lula da SilvaMercosulUnião Europeia

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 23 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP