Lula cumprimenta o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa ( Ricardo Stuckert/PR)
Agência de notícias
Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 08h49.
Última atualização em 18 de fevereiro de 2025 às 08h50.
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa se reúnem nesta terça-feira, 18, em Brasília para discutir temas bilaterais. Entre os principais pontos da pauta, está o tratamento dado à comunidade brasileira em Portugal, incluindo denúncias de xenofobia e racismo. O primeiro-ministro Luís Montenegro também deve participar do encontro.
Atualmente, mais de 400 mil brasileiros residem em Portugal, enquanto cerca de 150 mil portugueses vivem no Brasil. Nos últimos anos, surgiram diversas denúncias de discriminação, que vão desde dificuldades para alugar imóveis até casos de agressões físicas.
Rebelo de Sousa e Montenegro estão no Brasil para participar da Cimeira Brasil-Portugal, que chega à sua 14ª edição e está prevista para ocorrer nesta terça-feira.
Além da questão da xenofobia, o encontro entre Lula e o presidente português também incluirá a assinatura de acordos em diversas áreas, como saúde, ciência e tecnologia e economia. Outro ponto da pauta será o tratado comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
A visita de Rebelo de Sousa ao Brasil começou na segunda-feira, 17, em Recife, onde ele recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Já o primeiro-ministro Luís Montenegro seguirá para São Paulo na próxima quinta-feira, 20, onde terá encontros com empresários brasileiros.