Brasil

Lula e ministros fizeram lobby para socorrer Eike, diz Veja

Ex-presidente e ministros agiram para que estaleiro fosse do Espírito Santo para complexo de Eike

No Itamaraty (ANDRE DUSEK/Agência Estado)

No Itamaraty (ANDRE DUSEK/Agência Estado)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2013 às 11h00.

São Paulo — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao menos dois ministros do governo Dilma fizeram um intenso lobby para socorrer o empresário Eike Batista, informa a edição desta semana da revista VEJA.

O plano, segundo a revista, era fazer com que o Jurong Shipyard, de Singapura, desistisse de erguer um estaleiro no Espírito Santo e o mudasse para a região o porto do Açu, onde a LLX, de Eike, constrói um complexo de logística naval.

O plano teria sido arquitetado por Lula, Eike, e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Depois de um encontro entre eles, os ministros Fernando Pimentel e Guido Mantega, do Desenvolvimento e da Fazenda, pressionaram os singapurianos para mudar seu investimento de 500 milhões de reais do Espírito Santo para o Rio de Janeiro. A articulação teria envolvido também o embaixador do Brasil em Singapura.

A manobra ruiu depois que um executivo do Jurong, há duas semanas, alertou o governo capixaba. Renato Casagrande, governador do estado, chegou a pedir explicações ao governo. Ouviu de Pimentel que ele tratara apenas de novos investimentos no Brasil, não da mudança de endereço do estaleiro. Segundo a VEJA, Lula, Eike e os ministros não se pronunciaram.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilSetor de transporteEmpresáriosPrumo (ex-LLX)Luiz Inácio Lula da SilvaEike BatistaOSXMMXFernando Pimentel

Mais de Brasil

Alcolumbre: Senado votará indicação de Messias 'no momento oportuno'

1ª Turma do STF mantém prisão preventiva de Bolsonaro em decisão unânime

STF forma maioria para manter prisão preventiva de Bolsonaro

Messias elogia Alcolumbre e tenta quebrar resistência no Senado