Brasil

Lula e Haddad são multados por aparecer no Ratinho

O apresentador Ratinho e o SBT também foram multados em 5 000 reais cada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 14h46.

São Paulo - A Justiça Eleitoral multou nesta terça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, o SBT e o apresentador Carlos Roberto Massa, o Ratinho, em 5 000 reais cada por propaganda eleitoral antecipada. O recurso foi apresentado pelo PSDB e pelo PPS, em razão da entrevista de Lula ao Programa do Ratinho no dia 31 de maio.

Em sua decisão, a juíza Carla Themis Lagrotta Germano afirma que que há “clara indução ao eleitor no pedido de votos, na medida em que o pré-candidato se identifica como sendo o 'novo' na política, e naquele que a população irá votar, porque quer mudança" e que "ficou demonstrado que houve realização de propaganda eleitoral extemporânea, eis que a conduta dos representados ofende às disposições legais aplicáveis".

Segundo o advogado do PSDB, Ricardo Penteado, "a decisão é bem exemplar e importante porque demonstra claramente que a emissora realmente se envolveu na propaganda". Penteado argumenta que, além de entrevistar os petistas, foi exibido um mini-documentário sobre o Prouni, programa criado por Haddad quando era Ministro da Educação, que distribuiu bolsas de estudos em universidades particulares a alunos de baixa renda. "Exibiram documentário sobre o Prouni, que tinha formato de propaganda eleitoral", ressalta. Ainda cabe recurso à decisão.

Segundo o processo, a defesa de Lula e a defesa de Haddad alegaram que a aparição no programa foi uma simples entrevista. “O programa de televisão correspondeu a simples entrevista, respaldada pelo interesse jornalístico e voltada a informar o público sobre a pessoa do ex-presidente Lula” após o tratamento contra o câncer na laringe e que o apoio a Haddad “corresponde à livre e lícita manifestação de pensamento” do ex-presidente.

Haddad recorrerá. A assessoria do ex-presidente Lula afirmou que não comentará a decisão.

Ratinho e o SBT alegaram que a realização dos programas da emissora “se dá nos limites estabelecidos pela legislação eleitoral” e que o Programa do Ratinho tem recebido todos os pré-candidatos à eleição municipal.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilLuiz Inácio Lula da SilvaEleiçõesFernando HaddadPrefeitosEleições 2012

Mais de Brasil

'As condições são inaceitáveis', diz Padilha ao desistir de viagem aos EUA após restrições de Trump

STF julga cálculo da aposentadoria por invalidez e pode redefinir impacto da reforma da Previdência

Reforma tributária: Senado deve votar última fase do projeto regulatório na próxima semana

Previsão do tempo: fim de semana em São Paulo deve ter calor intenso e chuvas isoladas