Brasil

Lula diz que ainda será ressarcido pelos processos da Lava Jato

Ele voltou a dizer que foi absolvido em 26 processos em que era investigado e sua campanha vem ressaltando que a Justiça declarou sua inocência

Lula: presidenciável diz que ainda será ressarcido pelos processos da Lava Jato (Miguel Schincariol / AFP/Getty Images)

Lula: presidenciável diz que ainda será ressarcido pelos processos da Lava Jato (Miguel Schincariol / AFP/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 26 de setembro de 2022 às 07h16.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o "Estado terá que ressarci-lo" pelos processos em que foi investigado e acusado de corrupção durante a operação Lava Jato.

A fala aconteceu em comício na quadra da escola de samba Portela no Rio de Janeiro, neste domingo, 25. O petista disse que foi absolvido nas ações que respondia e que provou a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro e do procurador Deltan Dallagnol.

Receba as notícias mais relevantes do Brasil e do mundo na newsletter gratuita EXAME Desperta.

"William Bonner, no dia que eu fui na Globo, ele teve a grandeza de dizer: 'presidente, o senhor não deve mais nada à Justiça desse País'. E quem deve são eles a mim. Em algum momento o Estado vai ter que devolver e me pagar", falou Lula aos apoiadores.

O petista ainda comparou-se ao ex-presidente Getúlio Vargas. "Eu fui vítima da maior sacanagem histórica com um ser humano. Também fizeram com o Getúlio, porque levaram ele a se matar, mas eu resolvi que não vale a pena morrer pelas mentiras dos nossos adversários. A gente pode morrer em defesa da nossa soberania e em defesa do nosso povo", afirmou.

Lula voltou a dizer que foi absolvido em 26 processos em que era investigado e sua campanha vem ressaltando que a Justiça declarou sua inocência.

"Hoje eu sou o único culpado do mundo e o crime que cometi pra ser culpado é que virei inocente. Eu sou culpado de ser inocente. O Moro fala que não fui absolvido, outro dia eu vi o Ciro falando que "o Lula não foi absolvido", olha, eu fui absolvido em 26 processos, fui absolvido duas vezes na ONU e fui absolvido pela Suprema Corte. Agora, quem quer acreditar que não fui absolvido são as pessoas que acreditaram nas mentiras de Moro e Dallagnol, divulgadas pelos meios de comunicação intensamente."

Ele obteve, de fato, 26 vitórias na Justiça. Contudo, é incorreto afirmar que tenha sido absolvido completamente de todos os processos ligados à Operação Lava Jato.

Nos casos do sítio de Atibaia e do triplex no Guarujá, por exemplo, o petista chegou a ser condenado em primeira e segunda instância, mas os processos foram anulados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e enviados para a Justiça Federal de Brasília, a partir do entendimento de que a 13ª Vara Federal de Curitiba não teria a competência de julgá-los. Ambos já prescreveram.

LEIA TAMBÉM:

Eleições 2022: Lula confirma que participará do debate da Globo

Lula descarta privatizar a Petrobras em eventual governo

Na reta final da eleição, as boas notícias (e os riscos) para Lula e Bolsonaro nas redes sociais

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2022Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPolítica

Mais de Brasil

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos