Brasil

Lula diz que acidente foi grave e que médicos pediram até quatro dias para saber o estrago

Presidente caiu no banheiro do Alvorada, feriu a cabeça e será monitorado por médicos nos próximos dias

Lula, Padilha e Amorim no Palácio da Alvorada (Ricardo Stuckert / PR)

Lula, Padilha e Amorim no Palácio da Alvorada (Ricardo Stuckert / PR)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de outubro de 2024 às 18h13.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que o acidente doméstico sofrido no sábado foi “grave”, mas que não comprometeu a parte “mais delicada” de sua cabeça. Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, machucando a parte de trás da cabeça.

A declaração foi dada durante uma ligação para Luiz Caetano, candidato do PT à prefeitura de Camaçari, que compartilhou o vídeo nas redes sociais. No vídeo, Lula afirma que levará de “três a quatro dias” para que a equipe médica avalie “o estrago que fez a batida”.

“Eu tive um acidente aqui, mas foi uma bobagem minha. Grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu estou cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte, né?” disse Lula.

Após a queda, o presidente foi atendido no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, e precisou de pontos na cabeça. O acidente levou ao cancelamento de sua ida à Cúpula dos Brics na Rússia, onde ele participaria presencialmente, mas optou por fazer uma participação por videoconferência na quarta-feira.

Reuniões no Alvorada

O médico do presidente, Roberto Kalil, autorizou o retorno de Lula ao trabalho, mas com restrição de atividades físicas nesta semana. Já nesta segunda-feira, Lula manteve reuniões no Palácio da Alvorada, recebendo ministros, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Ricardo Stuckert (fotógrafo), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Jorge Messias (Advocacia-Geral da União).

Além disso, Lula se reuniu pela manhã com Celso Amorim, assessor especial para assuntos internacionais.

Estado de Saúde
Lula deve realizar novos exames durante a semana. Kalil informou que os exames apontaram “mínimo ponto de hematomas” no cérebro do presidente. “O que ele teve foi uma contusão na região occipital, que resultou em um leve hematoma. No entanto, é pouco provável que esse quadro evolua”, declarou o médico ao jornal O Globo.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia