Brasil

Lula diz a jornal que já foi julgado pelo mensalão

Na entrevista ao argentino La Nación, publicada nesta quinta-feira, Lula se recusou a comentar o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal


	Ex-presidente Lula em palestra: ao jornal La Nación, ele disse não temer ser julgado por conta do escândalo
 (Edgard Garrido/Reuters)

Ex-presidente Lula em palestra: ao jornal La Nación, ele disse não temer ser julgado por conta do escândalo (Edgard Garrido/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 19h50.

São Paulo - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou estar preocupado com o julgamento do mensalão e disse, em entrevista ao jornal argentino La Nación, já ter sido julgado pela população brasileira com a eleição de sua afilhada política Dilma Rousseff para presidente e com a alta taxa de aprovação que deixou o governo.

Na entrevista, publicada nesta quinta-feira, Lula se recusou a comentar o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Um ex-presidente não pode estar opinando sobre a Suprema Corte. Principalmente quando o processo está em andamento", disse Lula ao jornal, acrescentando que expressará sua opinião sobre o caso após o término da análise da ação penal pela Corte.

No julgamento do mensalão, já foram condenados por corrupção ativa o ministro-chefe da Casa Civil no início do governo Lula, José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino, e o então tesoureiro da legenda, Delúbio Soares.

Nesta quinta, o trio foi considerado culpado pelo relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, pelo crime de formação de quadrilha.

Lula, que à época do escândalo em 2005 afirmou não ter conhecimento do esquema, chegando a dizer que foi "traído", ficou de fora da denúncia do Ministério Público Federal sobre o caso.

Ao jornal La Nación, ele disse não temer ser julgado por conta do escândalo.

"Eu já fui julgado. A eleição de Dilma foi um julgamento extraordinário. Um presidente com oito anos de mandato sair com 87 por cento de aprovação é um tremendo julgamento, e eu não me preocupo com nada", disse.

Acompanhe tudo sobre:EntrevistasLuiz Inácio Lula da SilvaMensalãoPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Justiça nega pedido da prefeitura de SP para multar 99 no caso de mototáxi

Carta aberta de servidores do IBGE acusa gestão Pochmann de viés autoritário, político e midiático

Ministra interina diz que Brasil vai analisar decisões de Trump: 'Ele pode falar o que quiser'

Bastidores: pauta ambiental, esvaziamento da COP30 e tarifaço de Trump preocupam Planalto