Brasil

Lula dispensou avião presidencial e usou o KC-30 em viagem à Ásia; conheça a maior aeronave da FAB

Modelo foi utilizado em diversas missões, incluindo a repatriação de cidadãos brasileiros no Líbano, resgates em Israel em 2023 e envio de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

KC-30, o maior avião da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) (Divulgação/ FAB)

KC-30, o maior avião da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) (Divulgação/ FAB)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 23 de março de 2025 às 18h23.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na noite de sábado (22) para uma viagem ao Japão e ao Vietnã, planejada para ampliar parcerias comerciais na Ásia.

Ao contrário de viagens anteriores, o presidente deixou de lado o famoso “Aerolula” e optou por viajar no KC-30, o maior avião da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). A decisão provavelmente ocorreu por conta da autonomia da aeronave, que pode voar até 12 horas ininterruptas.

A aeronave oficial da Presidência da República, o VC-1(Airbus A319), fez apenas o primeiro trecho da viagem até os Estados Unidos (Houston, no Texas) já que, se fosse até a Ásia, demandaria pelo menos duas paradas adicionais.

A FAB confirmou ao GLOBO que as duas aeronaves foram colocadas à disposição, e que o Planalto fez a escolha final de qual avião usar. A Secretaria de Secretaria de Comunicação Social (Secom) afirmou que a escolha se deu apenas por questões logísticas.

Com 59 metros de comprimento, o KC-30 é o maior avião já operado pela Força Aérea Brasileira. Ele é capaz de transportar até 238 passageiros, 45 toneladas de cargas e voar uma distância de 14,5 mil quilômetros. A aeronave pesa 119 toneladas e, segundo o fabricante, pode atingir uma velocidade de 913 km/h.

O modelo, uma adaptação do Airbus 330-200, foi modificado pela FAB para uma versão que permite a realização de missões de reabastecimento em voo, transporte aéreo logístico (cargas e passageiros) e ajuda humanitária.

O KC-30, adquirido durante o governo de Jair Bolsonaro por US$ 80 milhões, possui configurações típicas de um avião comercial, com cabines de classe executiva e econômica, além de um espaço dedicado à primeira classe.

Esse modelo foi utilizado em diversas missões, incluindo a repatriação de cidadãos brasileiros no Líbano, resgates em Israel em 2023 e envio de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Nunes nega candidatura ao governo de SP e diz que será ‘o maior cabo eleitoral’ de Tarcísio

Incêndio de grandes proporções atinge prédio da PUC, em Curitiba

Tarcísio abre nova frente de concessões ao encaminhar leilão de travessias de balsas

Sindicato dos professores de SP confirma greve; Justiça determina 70% do quadro