Brasil

Lula discute com Flávio Dino decreto que vai regulamentar o mercado de armas de fogo

Texto deve ser apresentado na sexta-feira após receber aval do presidente; Ministério da Defesa não quer restringir pistola

O novo decreto deve ser assinado por Lula na sexta-feira (Niall Carson/Getty Images)

O novo decreto deve ser assinado por Lula na sexta-feira (Niall Carson/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 20 de julho de 2023 às 07h36.

Última atualização em 20 de julho de 2023 às 07h36.

O ministro da Justiça, Flávio Dino, discutirá na tarde desta quinta-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva o novo decreto do governo federal que vai regulamentar o mercado de armas de fogo no país. O texto vem sendo debatido há seis meses.

O GLOBO mostrou nesta quarta-feira que a retomada da restrição do uso de pistola 9 mm., ponto mais sensível do decreto, opõe Dino e o ministro da Defesa, José Múcio (Defesa).

Decreto de Lula

O novo decreto deve ser assinado por Lula na sexta-feira. A expectativa é que o evento conte com outros anúncios relacionados à segurança pública, como a ampliação de estruturas contra organizações criminosas e das operações policiais integradas com os estados e maior reforço na segurança da Amazônia e das fronteiras. Todos esses temas devem ser acertados na reunião do ministro da Justiça e do presidente nesta quinta-feira no Palácio do Planalto.

O recadastramento das armas promovido este ano pelo governo Lula constatou que o modelo 9 mm foi o mais comprado por CACs nos últimos anos. O Ministério da Defesa tem se posicionado nas reuniões para que não seja ampliada a restrição ao uso de pistolas, ponto que conta com apoio do Exército. Integrantes da Força temem prejuízo e eventual desemprego que a mudança possa gerar na indústria do setor.

Já Dino declarou que "certas pistolas", que eram de uso restrito e foram permitidas durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, voltarão à restrição anterior

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaFlávio Dino

Mais de Brasil

Justiça suspende concessão de escolas do governo de SP

Parlamento da Venezuela pedirá que Celso Amorim seja declarado 'persona non grata'

Bolsonaro se reúne com senadores do PL para selar apoio a Alcolumbre para a sucessão