Brasil

Lula deve acumular ministério com comando de "Conselhão"

Ex-presidente também ficará responsável pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social


	Luiz Inácio Lula da Silva: o Conselhão, como é conhecido, foi montado em 2003, no primeiro mandato de Lula
 (Paulo Fridman/Bloomberg News)

Luiz Inácio Lula da Silva: o Conselhão, como é conhecido, foi montado em 2003, no primeiro mandato de Lula (Paulo Fridman/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2016 às 18h38.

Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a amigos que aceita assumir a Secretaria de Governo, hoje ocupada por Ricardo Berzoini, mas aguarda a conversa com a presidente Dilma Rousseff, ainda nesta terça-feira, 15, para saber se terá carta branca para fazer as mudanças que julga necessárias, até mesmo na política econômica.

Além de cuidar da articulação política do governo com o Congresso e da relação com os movimentos sociais, na ofensiva contra o impeachment, Lula também ficará responsável pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

O Conselhão, como é conhecido, foi montado em 2003, no primeiro mandato de Lula, reunindo representantes do governo, trabalhadores e empresários.

Foi praticamente esquecido por Dilma até que, no auge da crise política, ela pediu para o ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, reativá-lo. Recentemente, porém, o Conselhão voltou a ficar subordinado à Secretaria de Governo.

Pouco antes de chegar a Brasília para a conversa definitiva com Dilma, Lula disse a um deputado de partido aliado: "Quero saber o que ela espera de mim".

Berzoini sempre foi um dos maiores defensores da entrada de Lula no governo e pode ser deslocado para a secretaria executiva da Pasta que hoje comanda.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilGoverno DilmaPolíticaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Metrô do Rio inicia instalação de biometria facial contra fraudes

Dino exige aos Três Poderes campanha sobre transparência de emendas

CNH sem autoescola: quando a medida deve entrar em vigor?

'Taxa das blusinhas': número de consumidores que deixaram de fazer compras salta 192%