Brasil

Lula desiste do Supremo e aumenta esquizofrenia de sua chapa

A defesa do ex-presidente retirou do Supremo seu pedido de soltura pendente, para evitar que a elegibilidade de Lula entre na pauta dos ministros

Haddad e Gleisi Hoffmann: o ex-prefeito de SP e a presidente do PT visitaram Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba na sexta-feira (Rodolfo Buhrer/Reuters)

Haddad e Gleisi Hoffmann: o ex-prefeito de SP e a presidente do PT visitaram Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba na sexta-feira (Rodolfo Buhrer/Reuters)

EH

EXAME Hoje

Publicado em 6 de agosto de 2018 às 19h00.

Última atualização em 6 de agosto de 2018 às 19h14.

A novela sobre a candidatura do PT ficou um pouco mais definida no domingo, para depois se embaralhar de novo nesta segunda-feira. Ontem, o PT indicou Fernando Haddad como vice de Lula e ainda anunciou uma aliança com o PCdoB, que na prática antecipa uma chapa Haddad-Manuela caso se confirme que Lula está inelegível.

Mas nesta segunda-feira o PT lançou mão de mais um artifício para adiar ao máximo essa definição. Lula retirou do Supremo Tribunal Federal seu pedido de soltura que estava pendente. A lógica é que qualquer tema relacionado a ele neste momento inevitavelmente vai levar a corte a discutir sobre sua elegibilidade.

A informação foi dada por Haddad e pela senadora Gleisi Hoffmann, que visitaram Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Segundo a Folha, Gleisi afirma que Lula abriu mão de sua liberdade pelo compromisso com o país.

Seja como for, a decisão alonga a campanha esquizofrênica que o partido está disposto a levar adiante. Também segundo a Folha, o PT está consultando assessores jurídicos sobre a possibilidade de Haddad representar Lula nos debates eleitorais. Veículos como Bandeirantes, Folha e Globo estariam determinados a não aceitar representantes.

O PCdoB segue afirmando que Manuela será vice na chapa petista qualquer que seja o candidato. O PT deve começar a campanha, portanto, com um candidato preso e dois vices soltos. E todos os três fora dos debates.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeLuiz Inácio Lula da SilvaPT – Partido dos TrabalhadoresSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

Banco Central comunica vazamento de dados de 150 chaves Pix cadastradas na Shopee

Poluição do ar em Brasília cresceu 350 vezes durante incêndio

Bruno Reis tem 63,3% e Geraldo Júnior, 10,7%, em Salvador, aponta pesquisa Futura

Em meio a concessões e de olho em receita, CPTM vai oferecer serviços para empresas