Brasil

Lula volta para carceragem em Curitiba após cremação do neto

Morte de Arthur Araújo Lula da Silva foi causada por uma meningite

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à sede da PF, onde cumpre pena, após comparecer ao funeral de seu neto de 7 anos, em Curitiba, Brasil, em 2 de março de 2019. REUTERS / Rodolfo Buhrer (Rodolfo Buhrer/Reuters)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à sede da PF, onde cumpre pena, após comparecer ao funeral de seu neto de 7 anos, em Curitiba, Brasil, em 2 de março de 2019. REUTERS / Rodolfo Buhrer (Rodolfo Buhrer/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 2 de março de 2019 às 13h22.

Última atualização em 2 de março de 2019 às 18h31.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou neste sábado (2) à prisão onde cumpre uma condenação por corrupção, após comparecer emocionado ao funeral de seu neto Arthur, em São Bernardo do Campo, com uma permissão para deixar por algumas horas a prisão sob uma forte escolta.

Ele deixou no início da tarde o cemitério Jardim da Colina e tomou um helicóptero para se deslocar até o aeroporto de Congonhas, em São Paulo. De lá, embarcou para Curitiba, para retornar à carceragem da Polícia Federal (PF).

O velório ocorreu no crematório do cemitério, onde o garoto também foi cremado. Lula chegou por volta das 11h.

Além da família, o velório do neto de Lula contou com a presença de políticos próximos ao ex-presidente, como a ex-presidente Dilma Rousseff, o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o ex-deputado federal José Genoino (PT-SP).

Do lado de fora do crematório, dentro do cemitério, centenas de militantes se aglomeram em solidariedade ao ex-presidente e ao neto. Cantaram "Lula livre" e "Lula, guerreiro, do povo brasileiro", na esperança de que o petista saísse para um discurso. O ex-presidente, contudo, por determinação judicial, não pode falar com a militância, segundo o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

PGR prepara alegações contra núcleo operacional da trama golpista e deve pedir condenação dos réus

STF julga lei que amplia cobertura de planos de saúde para procedimentos fora do rol da ANS

Saiba quem são os 25 parlamentares autores das emendas Pix na mira de Dino

Entenda os problemas de saúde que fizeram Bolsonaro ser hospitalizado novamente