Economia

Lula defende redução dos juros com 'sobriedade': 'Não pode ficar numa gangorra'

Presidente disse que Galípolo tem consciência que a taxa de juros está em patamar elevado

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 11 de setembro de 2025 às 21h51.

Última atualização em 11 de setembro de 2025 às 22h07.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira que haja uma redução da taxa básica de juros, a Selic, "com sobriedade". Segundo ele, a queda do patamar de juros é necessário, mas não pode ser abrupto, para que não haja instabilidades na economia.

A declaração foi concedida em entrevista gravada na manhã desta quinta-feira ao Jornal da Band.

— Pode ser este ano ainda, mas tem de começar a baixar com muita sobriedade e sustentabilidade, porque a gente não pode ficar numa gangorra — disse Lula.

A Selic, que é definida pelo Banco Central (BC), está atualmente em 15% ao ano, o maior patamar desde 2006. Segundo Lula, o presidente do BC, indicado por ele, Gabriel Galípolo, tem consciência que é preciso baixar os juros.

— Não vou falar mal do Galípolo publicamente. Ele foi indicado por mim. O Galípolo sabe que a taxa de juros está alta, eu sei, todo mundo sabe. O que é preciso saber é qual o timing de conseguir baixar isso, estamos controlando a inflação, está metade do que estava quando recebi, e vamos baixar mais e taxa de juros vai começar a baixar — afirmou o presidente.

No final de agosto, Galípolo disse que a inflação no país está convergindo lentamente à meta, e por causa desse movimento gradual, será necessário manter os juros em nível elevado por um período prolongado.

— A gente vem reforçando que essa taxa de juros deve permanecer por um período prolongado num patamar restritivo, justamente porque a gente está num cenário de ter descumprido a meta [...] A convergência está se dando de uma maneira lenta para a meta de inflação. E é isso que tem demandado uma política monetária mais restritiva — disse na abertura do Congresso e Expo Fenabrave, em São Paulo, evento organizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaSelicJuros

Mais de Economia

Milei afirma que Argentina está negociando novo empréstimo com o Tesouro dos Estados Unidos

Sindicato convoca assembleias regionais contra mudança no estatuto do IBGE

Operação Cadeia de Carbono ataca fraudes já estruturadas no país, diz ministro Fernando Haddad

Receita deflagra operação contra lavagem de dinheiro e fraudes no setor de combustíveis