Brasil

Lula decide não votar em 2° turno em São Bernardo do Campo

Em reduto eleitoral do ex-presidente, candidato do PT não conseguiu chegar ao segundo turno; apenas sete cidades podem eleger um prefeito petista hoje

Lula: como tem mais de 70 anos, ex-presidente pode optar por não votar (Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Fotos Públicas)

Lula: como tem mais de 70 anos, ex-presidente pode optar por não votar (Ricardo Stuckert/ Instituto Lula/Fotos Públicas)

Rita Azevedo

Rita Azevedo

Publicado em 30 de outubro de 2016 às 12h02.

São Paulo — O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não irá às urnas neste domingo (30). Segundo a assessoria de imprensa do petista, como Lula tem mais de 70 anos pode escolher se irá ou não votar.

Em São Bernardo do Campo (SP), reduto eleitoral do ex-presidente, o PT ficou fora da disputa no segundo turno. Por lá, os candidatos são Orlando Morando, do PSDB, e Alex Manente, do PPS.

Enfraquecimento 

Durante a votação do primeiro turno, o ex-presidente chegou a afirmar que o PT surpreenderia nas eleições deste ano. A surpresa, no entanto, não foi das melhores.

Das 57 cidades que realizam o segundo turno hoje, apenas sete têm a possibilidade de eleger um prefeito petista neste domingo. Dessas, apenas uma (Recife, no Pernambuco) é capital.

Na primeira rodada das eleições, o PT levou a melhor em 254 cidades, mas apenas em uma capital (Rio Branco, no Acre).

O grande vencedor das disputas deste ano deve ser o PSDB. O partido elegeu até agora 788 prefeitos, sendo dois em capitais, e tem neste domingo 19 candidatos na disputa, oito em capitais.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2016Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Bolsonaro espera que Trump ajude a reverter sua inelegibilidade

Falta de articulação e gestão desafiam sucesso da política industrial, dizem investidores

Lewandowski cria comitê para monitorar uso da força: 'É algo a favor dos policiais'

Exclusivo: Reforma ministerial começará por pasta do PCdoB e PSD deve ficar com Ciência e Tecnologia