Brasil

Lula critica cassação de visto de Lewandowski e acusa EUA por 'gesto irresponsável'

Presidente cobrou que ministros defendam a soberania do Brasil contra as sanções dos Estados Unidos durante reunião ministerial nesta terça-feira, 26

Lula: presidente da República durante 2ª reunião ministerial em 2025. (Ricardo Stuckert / PR)

Lula: presidente da República durante 2ª reunião ministerial em 2025. (Ricardo Stuckert / PR)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 26 de agosto de 2025 às 11h01.

Última atualização em 26 de agosto de 2025 às 11h29.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou na manhã desta terça-feira a suposta cassação do visto americano do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. Durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, o presidente manifestou solidariedade ao ministro. A revogação do visto de entrada dos Estados Unidos, no entanto, ainda não foi confirmada pela pasta.

Lula disse que é um "gesto irresponsável dos Estados Unidos" cassar o visto do ministro da Justiça.

"Acho que eles estão deixando de receber uma personalidade da sua competência e da sua capacidade. É vergonhoso para eles e não para você", afirmou Lula.

Defesa da soberania e críticas à família Bolsonaro

Lula também cobrou na reunião que todos os seus ministros façam falas para defender a soberania do país contra as sanções dos Estados Unidos ao país e ao que o presidente chamou de traição à pátria da família do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Não conheço na história deste país algum momento em que um traidor da pátria teve a desfaçatez de mudar para um país que ele está adotando como pátria, e tentando insuflar o ódio de alguns governantes americanos contra o povo brasileiro. É importante que cada ministro nas falas que fizerem daqui para a frente façam questão de retratar a soberania deste país. Se a gente gostasse de imperador, não tinha acabado com o império", afirmou.

Acusações sobre as ações de Eduardo Bolsonaro

Lula disse que as ações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, com o lobby a favor de sanções ao governo brasileiro, são a maior traição à pátria da história do Brasil.

"O que está acontecendo hoje no Brasil com a família do ex-presidente e com o comportamento do filho dele nos EUA é uma das maiores traições à pátria", afirmou Lula.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno LulaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Brasil

Tarcísio afirma que vai expandir ensino técnico em escolas regulares de SP

Consórcio da Internacional Marítima vence leilão da PPP de travessias de SP

Adiamento do PL Antifacção expõe desafios de Motta e derrota para Derrite

ANTT deve realizar 12 leilões de rodovias e três de ferrovias em 2026