Brasil

Lula conversa por telefone com Boric após cancelamento da Celac e crise dos deportados com Trump

Encontro foi cancelado com a superação do impasse entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Colômbia, Gustavo Petro

Presidente brasileiro recebeu telefonema de Gabriel Boric para tratar da integração regional e de um novo encontro no Chile (Ricardo Stuckert/Agência Brasil)

Presidente brasileiro recebeu telefonema de Gabriel Boric para tratar da integração regional e de um novo encontro no Chile (Ricardo Stuckert/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 16h20.

Tudo sobreLuiz Inácio Lula da Silva
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira, 29, um telefonema do presidente chileno Gabriel Boric para tratar sobre a integração da América Latina e do Caribe.

Segundo Lula, ambos os chefes de Estado reforçaram a importância do trabalho conjunto dos países da região “no atual contexto, tendo em vista os desafios históricos de combater as desigualdades e promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável”, escreveu no X.

A conversa entre Lula e Boric ocorre após o cancelamento da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que discutiria migração. O encontro estava previsto para quinta-feira, em Honduras, mas foi suspenso após a superação do impasse entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Colômbia, Gustavo Petro.

A presidente hondurenha, Xiomara Castro, havia convocado no domingo uma reunião “urgente” da Celac para tratar dos temas de migração, unidade latino-americana e caribenha e meio ambiente.

Próximo encontro no Chile

Além da questão migratória, Lula e Boric discutiram a preparação de um encontro de líderes em defesa da democracia, que será sediado pelo Chile. O evento deverá reunir chefes de Estado da região e reforçar compromissos com a estabilidade política e a cooperação entre os países latino-americanos.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da Silva

Mais de Brasil

Congresso revogou em 2022 norma para combater fraudes com descontos no INSS

Governo de SP paga bônus aos professores da rede estadual nesta sexta; veja quem receberá

De Fiat Elba à prisão: Relembre polêmicas envolvendo Fernando Collor preso após decisão de Moraes

Emails, documentos, planilha: as provas que embasaram a condenação de Collor