Brasil

Lula conversa com Zelensky por telefone e reafirma proposta de criar grupo pelo fim da guerra

O país do Leste Europeu sofre há pouco mais de um ano com uma invasão militar russa, numa guerra que contabiliza milhares de mortos e milhões de refugiados

Lula e Zelensky: Presidentes brasileiro e ucraniano fizeram reunião por vídeo (Lula Marques/Agência Brasil)

Lula e Zelensky: Presidentes brasileiro e ucraniano fizeram reunião por vídeo (Lula Marques/Agência Brasil)

Agência Brasil
Agência Brasil

Agência de notícias

Publicado em 2 de março de 2023 às 17h13.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira, 2, por meio de uma uma videochamada, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O país do Leste Europeu sofre há pouco mais de um ano com uma invasão militar russa, numa guerra que contabiliza milhares de mortos e milhões de refugiados. A informação sobre a conversa foi divulgada por Lula em uma postagem nas redes sociais.

"Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém", escreveu o líder brasileiro.

Na conversa, o presidente ucraniano também convidou Lula para visitar o seu país para que os mandatários se reunam pessoalmente. Lula tem proposto a outros governantes estrangeiros a criação de um grupo de países que se envolva em uma mediação para pôr fim à guerra na Ucrânia. O tema fez parte da conversa do presidente brasileiro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em fevereiro, e deve estar na pauta do encontro bilateral que Lula terá este mês com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim.

Na semana passada, o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, afirmou que o país está estudando a proposta de Lula.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasLuiz Inácio Lula da SilvaUcrâniaVolodymyr-Zelensky

Mais de Brasil

PF avalia abertura de investigação contra deputado que ameaçou Lula: 'Quero mais é que ele morra'

Comissão de Segurança do Senado aprova porte de arma para defesa pessoal de advogados

TCU analisa nesta quarta resultados preliminares de auditoria na Previ após déficit em 2024

Linha 2 do metrô do Rio tem 11 estações fechadas após desabamento de muro no Engenho da Rainha