Brasil

Lula conversa com Xi Jinping em meio às tarifas de Trump

Lula discute multilateralismo, COP 30 e cooperação bilateral com líderes do Brics

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 05h49.

Última atualização em 12 de agosto de 2025 às 06h42.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma ligação telefônica na noite de segunda-feira, 11, ao presidente da República Popular da China, Xi Jinping. A conversa, que durou cerca de uma hora, ocorreu logo após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mencionou a expectativa de que a China aumente suas importações de soja dos EUA. A China é, atualmente, o maior parceiro comercial do Brasil, com a soja sendo o principal produto da pauta de exportação brasileira para o país asiático.

Durante a conversa, os dois líderes trocaram impressões sobre a situação atual no cenário internacional e os esforços recentes para promover a paz entre Rússia e Ucrânia. Ambos concordaram sobre a importância dos blocos G20 e Brics na defesa do multilateralismo e no fortalecimento da cooperação entre países em um contexto global desafiador.

O presidente Lula destacou o papel fundamental que a China terá no sucesso da COP 30, destacando a importância da colaboração para o enfrentamento da mudança climática. Em resposta, Xi Jinping afirmou que a China estará representada em Belém por uma delegação de alto nível e que trabalhará junto ao Brasil para garantir o êxito da conferência.

Além dos temas ambientais, os presidentes discutiram a ampliação da cooperação bilateral, com ênfase em áreas estratégicas como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites. Ambos demonstraram compromisso em expandir os programas de desenvolvimento entre os dois países e identificar novas oportunidades de negócios que beneficiem as economias de Brasil e China.

Conversa com os Brics

Essa ligação telefônica também ocorre em um momento de crescente interação entre as potências do Brics, bloco do qual ambos os países fazem parte. Lula já havia conversado recentemente com outros líderes do Brics, como o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um esforço conjunto para fortalecer o multilateralismo e enfrentar os desafios econômicos e políticos globais.

Na sequência, o presidente brasileiro reiterou a importância de encontros multilaterais para garantir a paz e segurança internacional. Em um dos telefonemas mais recentes, com o presidente russo Vladimir Putin, as conversas se centraram nos esforços de paz na Ucrânia, com Lula reafirmando o compromisso do Brasil em apoiar o diálogo e buscar soluções pacíficas. Putin, por sua vez, parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do Brics realizada em julho no Rio de Janeiro e reforçou a intenção de realizar a próxima Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.

A cooperação internacional tem sido uma das bandeiras do governo Lula, que busca fortalecer alianças estratégicas e expandir o papel do Brasil no cenário global. As conversas com Xi Jinping refletem o comprometimento com a integração econômica e a construção de soluções conjuntas em setores vitais para o futuro do país.

*Com O Globo

Acompanhe tudo sobre:Governo LulaLuiz Inácio Lula da SilvaDonald TrumpXi JinpingChinaBricsTarifas

Mais de Brasil

Unicamp prorroga inscrições do vestibular 2026; veja nova data

Bolsonaro não vai a julgamento no STF, diz defesa

Que horas será o julgamento do Bolsonaro no STF? Veja datas e como assistir ao vivo

Advogados de réus da trama golpista se reúnem com ministros do STF antes do julgamento