Brasil

Lula chega a Brasília para começar articulação informal

O ex-presidente pretende "salvar" o governo Dilma Rousseff com conversas e trabalho de convencimento, principalmente, com o PMDB


	Dilma e Lula: o ex-presidente deve jantar com Dilma e seus ministros mais próximos no Palácio da Alvorada
 (Evaristo Sá / AFP)

Dilma e Lula: o ex-presidente deve jantar com Dilma e seus ministros mais próximos no Palácio da Alvorada (Evaristo Sá / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2016 às 18h53.

Brasília - Disposto a desempenhar um papel de articulador informal do governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no fim da tarde desta segunda-feira, 21, em Brasília para iniciar seus trabalhos "extraoficiais".

Enquanto o imbróglio jurídico sobre a sua nomeação para a Casa Civil não se resolve, o ex-presidente pretende "salvar" o governo Dilma Rousseff com conversas e trabalho de convencimento, principalmente, com o PMDB.

À noite, o ex-presidente deve jantar com Dilma e seus ministros mais próximos no Palácio da Alvorada. Antes disso, o ex-presidente receberá parlamentares em um hotel que costuma ficar hospedado próximo à residência oficial de Dilma.

Segundo fontes, Lula articula um café da manhã com o vice-presidente Michel Temer, nesta terça-feira, 22. Temer ainda está em São Paulo e, segundo a sua assessoria, deve retornar na terça, o que na prática poderia inviabilizar o encontro.

O objetivo do ex-presidente é tentar conter a debandada do PMDB e, para isso, o governo sabe que é preciso buscar a reaproximação com Temer, que foi recentemente reconduzido à presidência do partido.

Há duas semanas, quando ainda não tinha aceitado o cargo no governo, Lula já tinha iniciado sua ofensiva para tentar conter o desembarque do PMDB e em café da manhã com senadores, na casa do presidente do Senado Renan Calheiro (PMDB-AL), o petista prometeu se envolver mais nas conversas políticas com parlamentares e com integrantes do Executivo a fim de superar as crises política e econômica.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaDilma RousseffGoverno DilmaLuiz Inácio Lula da SilvaMDB – Movimento Democrático BrasileiroPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Denúncia da PGR contra Bolsonaro apresenta ‘aparente articulação para golpe de Estado’, diz Barroso

Mudança em lei de concessões está próxima de ser fechada com o Congresso, diz Haddad

Governo de São Paulo inicia extinção da EMTU

Dilma Rousseff é internada em Xangai após mal-estar