Brasil

Lula chega à Argentina para cumprir primeira agenda internacional desde a posse

Nesta segunda-feira, 23, Lula tem reunião marcada com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada

Lula e Janja chegam a Buenos Aires (Ricardo Stuckert/Divulgação)

Lula e Janja chegam a Buenos Aires (Ricardo Stuckert/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2023 às 06h00.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Buenos Aires, na Argentina, na noite deste domingo, 22, para a primeira rodada de viagens internacionais desde que assumiu a Presidência da República.

Lula desembarcou no Aeroparque Jorge Newbery pouco depois das 21h, com a primeira-dama, Rosângela Silva, e uma comitiva de seis ministros. O presidente brasileiro foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores da Argentina, Santiago Cafiero. 

Nesta segunda-feira, 23, Lula tem reunião marcada com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na Casa Rosada. Durante a visita, os dois presidentes devem conversar sobre assuntos como integração energética, investimentos e meio ambiente. Há expectativa de declaração conjunta à imprensa à tarde.

No Twitter, Lula disse que o objetivo da viagem é a "retomada da parceria entre Brasil e Argentina" e ressaltou que o país vizinho é "um dos principais mercados de produtos industriais brasileiros, terceiro maior parceiro comercial do Brasil". Ainda na segunda-feira, Lula e Fernández devem se encontrar com empresários em Buenos Aires.

Na terça-feira, 24, Lula participará da sétima reunião da cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), ainda em Buenos Aires. O Brasil voltou a integrar o bloco no dia 5 de janeiro, depois de um período de afastamento, durante o governo Bolsonaro.

Na reunião, os chefes de Estado dos 33 países que fazem parte da Celac devem discutir assuntos de interesse comum, como energia nuclear e combate ao tráfico de drogas.

Também há a previsão de que Lula se encontre com os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, mas as agendas ainda não foram confirmadas.

Na quarta-feira, 25, antes de voltar a Brasília, o presidente brasileiro irá a Montevidéu, no Uruguai, onde almoçará com o presidente do país, Luis Alberto Lacalle Pou. Lula também deve encontrar o ex-presidente José Mujica.

Participam da comitiva presidencial os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Relações Internacionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Nísia Trindade (Saúde), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia).

Durante a viagem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assume a Presidência de forma interina. O ex-governador de São Paulo despachará no gabinete de Lula, no Palácio do Planalto.

As próximas viagens de Lula devem ser para os Estados Unidos, em fevereiro, e para a China, em março.

O que esperar de Lula 3 na política internacional? Ataques a Brasília dão primeiras pistas

 

 

Acompanhe tudo sobre:Alberto FernándezArgentinaGoverno LulaItamaratyMinistério das Relações ExterioresUruguai

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP