Brasil

Lula cancela viagem à Holanda por recomendações médicas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria receber o prêmio International Four Freedoms Award 2012 no dia 12 de maio

O primeiro-ministro interino da Holanda, Mark Rutte, entregará a condecoração à diretora do Instituto Lula, Clara Ant, em uma cerimônia que também será acompanhada pela rainha Beatrix da Holanda (José Cruz/ABr)

O primeiro-ministro interino da Holanda, Mark Rutte, entregará a condecoração à diretora do Instituto Lula, Clara Ant, em uma cerimônia que também será acompanhada pela rainha Beatrix da Holanda (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2013 às 14h44.

Haia - Seguindo orientações médicas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua viagem à Holanda, onde iria receber o prêmio International Four Freedoms Award 2012 (Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012) no dia 12 de maio, anunciou nesta sexta-feira o Instituto Franklin e Eleanor Roosevelt.

"Os médicos desaconselharam o ex-presidente, que ainda se recupera do tratamento de um câncer na laringe, a participar de um programa extenso e realize uma viagem tão longa", apontava o comunicado da instituição que organiza o prêmio.

O International Four Freedoms Award 2012, o principal prêmio dos cinco que a instituição outorga anualmente, foi concedido ao ex-presidente Lula em reconhecimento de seu trabalho no combate as desigualdades sociais e a pobreza no Brasil.

O primeiro-ministro interino da Holanda, Mark Rutte, entregará a condecoração à diretora do Instituto Lula, Clara Ant, em uma cerimônia que também será acompanhada pela rainha Beatrix da Holanda.

A edição 2012 do prêmio ainda premiará a feminista e política hindu Ela Bhatt, que lutou pelos direitos das mulheres na Índia, e o ministro da Energia iraquiana Hussein Shahristani, preso em 1980 pelo regime do Saddam Hussein por frear a construção de armas nucleares.

A rede de televisão "Al Jazeera" também será premiada por seu papel em defesa da liberdade de expressão, assim como o patriarca ecumênico da Constantinopla (ortodoxo), Bartolomeu I, por seu espírito conciliador entre as religiões muçulmana, judia e cristã.

Em edições anteriores, o International Four Freedoms Award premiou personalidades como o rei Don Juan Carlos I, a princesa Juliana da Holanda (mãe da rainha Beatrix), Harold Mcmillan, Sandro Pertini, Helmut Schmidt, Vaclac Havel, Javier Pérez de Cuellar e Dalai Lama. 

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoençasEuropaHolandaLuiz Inácio Lula da SilvaPaíses ricosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP