Brasil

Lula antecipa volta ao Brasil e live em NY é cancelada após parecer do TCU

Hoje, Lula tem reuniões com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky

Lula (Christian Liewig/Getty Images)

Lula (Christian Liewig/Getty Images)

Publicado em 20 de setembro de 2023 às 13h24.

Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 14h20.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antecipou a volta para o Brasil e encerra a sua agenda em Nova York, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 20. Havia uma expectativa de que Lula permanecesse em Nova York até a quinta-feira, 21, quando concederia uma coletiva de imprensa. Hoje, Lula tem reuniões com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

O Planalto não informou o motivo da volta antecipada, mas assessores do petista relatam que ele tem sentido dores mais fortes no quadril. No próximo dia 29 de setembro, o presidente passará por cirurgia para corrigir o problema.

A live semanal de Lula, chamada de Conversa com o Presidente, também foi cancelada. A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) sugeriu que a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República seria advertida por causa da divulgação das lives semanais nas redes sociais de órgãos oficiais do governo.

O parecer é relativo a uma representação proposta pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP). Orleans e Bragança apresentou prints do Conversa com o Presidente compartilhados nas redes sociais da Secom, da Presidência da República, da Casa Civil, da Secretaria de Relações Institucionais, do Ministério das Cidades, da TV Brasil e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e diz que há "uma estruturação da publicidade institucional direcionada à promoção" de Lula.

A orientação da área técnica do TCU diz que, "no presente caso, havendo situações tanto de caráter informativo quanto de promoção pessoal no programa Conversa com o Presidente, conclui-se pela procedência parcial da representação".

A transmissão costuma ocorrer todas as terças-feiras, às 8h30. Mesmo em viagem, Lula costuma participar das lives, adequando-se para que elas aconteçam no período da manhã pelo horário de Brasília.

Com Estadão Conteúdo. 

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaONU

Mais de Brasil

Comissão mista do Congresso analisa medida provisória sobre tributação de LCI e LCA

CAE do Senado deve votar projeto que define o limite da dívida consolidada da União nesta terça, 30

Lula veta mudanças na Lei da Ficha Limpa que reduziam tempo de inelegibilidade

Governo de SP investiga venda de bebidas adulteradas em bares na Mooca e no Jardins