Brasil

Lula adia entrevista para quarta por julgamento de suspeição de Moro no STF

Gilmar Mendes decidiu pautar hoje o julgamento de recurso da defesa de Lula que aponta suposta atuação parcial de Moro nas ações da operação Lava Jato

 (Victor Moriyama/Getty Images)

(Victor Moriyama/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 9 de março de 2021 às 12h20.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para quarta-feira, às 11h, entrevista coletiva em São Bernardo do Campo que concederia nesta tarde, em razão do julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), informou a assessoria de imprensa do petista.

O adiamento foi anunciado logo após o ministro do STF Gilmar Mendes decidir pautar para esta terça-feira o julgamento de recurso da defesa de Lula que aponta suposta atuação parcial de Moro nas ações da operação Lava Jato.

O recurso, se for aceito, anularia as provas colhidas pela Lava Jato contra Lula avalizadas pelo então magistrado responsável pela operação na Justiça Federal do Paraná. Se isso ocorrer, na prática, processos da Lava Jato contra Lula que tramitaram em Curitiba seriam totalmente anulados.

Uma decisão da 2ª Turma de considerar Moro suspeito teria uma amplitude maior do que a tomada na véspera pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, que considerou a Justiça Federal de Curitiba incompetente de julgar condenações e recebimento de denúncias do ex-presidente e determinou a remessa dos processos para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoSergio MoroSupremo Tribunal Federal (STF)

Mais de Brasil

As 10 melhores rodovias do Brasil em 2024, segundo a CNT

Para especialistas, reforma tributária pode onerar empresas optantes pelo Simples Nacional

Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano de matar Lula e Moraes, mas recua

STF forma maioria para manter prisão de Robinho